Topo

Contra pirataria, criadores de mods para online de "GTA V" são notificados

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/11/2015 13h00

Em uma publicação no fórum Reddit, o usuário conhecido por "ntauthy" alegou ter recebido a visita de detetives particulares em sua casa. Na ocasião, os profissionais alegaram terem sido enviados pela Take-Two Interactive, empresa responsável pela distribuição do game "Grand Theft Auto V. Segundo o relato do programador, ele recebeu um telefone em mãos e, do outro lado da linha, um funcionário da distribuidora solicitou que o programador encerrasse suas atividades com o game e que não gostaria de utilizar meios legais para que isso acontecesse, mas que, se isso fosse necessário, eles já possuíam respaldo para tal. 

Ntauthy está envolvido com a criação de uma modificação (os famosos mods) de "GTA V" chamada "FiveM", uma variação do modo multiplayer online do jogo que permite o uso de códigos de trapaças sem que o jogador seja banido por isso. No contato com o programador, a Take-Two foi taxativa: a única solução para evitar um processo seria a interrupção completa das atividades com o mod. A distribuidora considera que a modificação é uma forma de facilitar a pirataria e a notificação foi mais um dos passos dados pela companhia para coibir possíveis atividades piratas.

Mais um caso

Ntauthy não foi o único a sofrer sanções devido às atividades que criam versões alternativas do modo multiplayer de "GTA V". Em agosto passado, um grupo de programadores também envolvidos com a modificação FiveM acabou banido dos servidores do jogo. Apesar de alegarem que apenas criaram um servidor dedicado para quem quiser jogar o game com modos criados por outros jogadores, a Rockstar disse que o projeto contém códigos que permitem o pirateamento do jogo.

Outra modificação feita para criar um modo online alternativo do game, o projeto "GTA: Multiplayer" teve suas atividades encerradas após seus criadores também serem notificados pela Take-Two. Em um comunicado, os eles afirmaram que "a Take-Two entende que o projeto é um rival para seus negócios" e que a decisão de encerrar as atividades foi difícil, uma vez que "trabalharam mais de dois anos na modificação".

O comunicado termina dizendo que em nenhum momento a ideia foi desrespeitar a propriedade intelectual dos desenvolvedores da Rockstar e que eles sempre encorajaram a compra do game. "Sequer chegamos perto de alterar o Rockstar Social Club, como outras modificações já fizeram", afirmam. 

Lançado para PCs em 2015, "GTA V" frequentemente é visto rodando com mods que provocam os mais variados efeitos. Resta saber agora se haverá novidades sobre a política de modificações da Rockstar. Até o momento, a produtora só permite modificações na campanha solo do jogo.