Topo

Modelo fez teste cego e virou uma das estrelas de "Metal Gear Solid V"

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

10/11/2015 19h27

Três anos atrás a modelo holandesa Stefanie Joosten foi chamada para um teste 'cego' pela agência que gerencia sua carreira no Japão, onde mora:

"Recebi uma ligação chamando para uma sessão de captura de movimentos para um novo jogo. Na época, ainda era um projeto secreto, não revelaram para qual game era. Ainda assim, fiquei muito animada, pois parecia ser um projeto grande!", conta a moça de 27 anos em entrevista ao UOL Jogos.

"Eu fiz teste para o papel de uma assassina, que acabou sendo a Quiet"!

Mesmo sem saber na época que o game em questão era "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", Stefanie imaginou que se tratava de um novo episódio da lendária franquia de espionagem:

"Eu já conhecia a série e reconheci o diretor Hideo Kojima lá nas audições, então suspeitei que eram para um novo 'Metal Gear'. Eu sei que a série tem muitos fãs pelo mundo todo, então fazer parte de algo tão lendário é uma grande honra pra mim".

Participar de "Metal Gear Solid V" foi uma experiência intensa para Stefanie.

"As capturas de movimento duraram bastante, aconteceram ao longo de um ano inteiro. Além disso, participei de sessões de escaneamento 3D, para reproduzir minhas expressões faciais no rosto da Quiet e também dublei ela tanto em inglês quanto em japonês. Outros atores não participaram tanto assim da produção, então eu fui bem sortuda".

Nascida na Holanda, a modelo chegou a viver por um ano Japão, como parte de um programa de intercâmbio, antes de mudar em definitivo para o país. Fã de cultura pop japonesa desde cedo, Stefanie aprendeu o idioma nipônico e iniciou carreira como modelo e atriz na terra do sol nascente.

Desde que sua personagem foi revelada em "Phantom Pain", muitas críticas foram feitas ao visual de Quiet. Em linhas gerais, ela é uma guerrilheira muda perita em usar rifles de franco atirador que, em missões no deserto e selva, usa como uniforme uma espécie de combinação de biquini e meia arrastão furada. Obviamente, muitos acharam o visual bem apelativo.

"Eu realmente não importo com o que as pessoas falam", diz a modelo sobre as críticas. "Eu acho que os criadores do jogo tiveram boas razões para criar Quiet desse jeito. Ela é um personagem bem equilibrado, com história profunda e motivações interessantes. Reparei que muitas pessoas já estavam criticando ela só pela aparência, antes mesmo do jogo ser lançado".

Fã de games desde novinha, Stefanie decidiu compartilhar a experiência de jogar "Metal Gear Solid V", o primeiro jogo no qual ela própria aparece. "Eu fiquei muito empolgada de jogar 'Phantom Pain', então decidi fazer streaming das minhas partidas e compartilhar com todo mundo como estou encarando o game. Por enquanto é só um hobby, mas percebi que também é uma maneira muito divertida de conversar com os fãs, então talvez eu faça mais disso no futuro".