Topo

Kinect perde espaço após atualização de interface do Xbox One

Xbox One perderá controle por gestos, mas ainda aceitará comandos de voz - Divulgação
Xbox One perderá controle por gestos, mas ainda aceitará comandos de voz Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/11/2015 15h00

Um dos grandes chamarizes do Xbox One, o acessório Kinect perderá espaço na atualização de interface prevista para a próxima quinta-feira (12). A chamada "New Xbox One Experience" (ou "Nova Experiência para Xbox One), que faz modificações na dashboard do videogame e a adapta ao Windows 10, não contará com controle por gestos. Na atual, era possível selecionar itens e trocar de páginas utilizando as mãos.

Em uma entrevista, o executivo da Microsoft Mike Ybarra afirmou que a razão para tal é que "o uso de gestos era muito, muito baixo" por parte dos usuários do videogame. Ybarra não descarta, porém, o futuro retorno da funcionalidade caso seja uma demanda dos jogadores. Os comandos por voz, contudo, continuam funcionando normalmente.

Mais prática e veloz

A nova dashboard promete trazer ganhos aos usuários de Xbox One. Um dos mais aguardados é retrocompatibilidade com títulos lançados para Xbox 360, cuja lista de games compatíveis já supera os 100 nomes e tende a aumentar. Novos avatares e o aplicativo One Guide repaginado também estão na lista de novidades.

 

O aspecto visual também está diferente, com menus mais práticos e fáceis de navegar. Recentemente, um teste mostrou que a velocidade do sistema também aumentou com a nova interface, chegando a superar a vista nos menus do principal concorrente do aparelho, o PlayStation 4.