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Conheça "Yo-kai Watch", a franquia que quer ser 'herdeira' de "Pokémon"

Jibanyan é o nome do gatinho fantasma que quer ser o "novo Pikachu" - Divulgação
Jibanyan é o nome do gatinho fantasma que quer ser o 'novo Pikachu' Imagem: Divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

12/11/2015 17h42

Muitos tentaram alcançar "Pokémon", mas a série segue inigualada como líder absoluta de seu gênero mesmo aos 19 anos de idade. Agora, a própria Nintendo quer ajudar um outro grupo de monstrinhos a conquistar o mundo, como fizeram Pikachu e companhia no fim dos anos 1990.

Sucesso absoluto no Japão, "Yo-kai Watch" começa a invadir o Ocidente neste fim de ano com brinquedos, bonecos, quadrinhos, desenho animado e jogo.

Além da Nintendo, Disney, Hasbro e Viz Media também investem para fazer a franquia acontecer. As empresas firmaram parceria para distribuir os vários produtos da marca, que foi criada pela Level-5, de "Professor Layton" e "Super Onze".

Mirando o público infantil, executivos apostam alto no sucesso da série, que conta a história dos simpáticos Yo-kai - espíritos que causam todos os tipos de confusão quando decidem visitar o mundo dos humanos.

Batalhas têm mais ação que as de "Pokémon"; confira

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Quando duas pessoas brigam sem motivo, ou quando objetos desaparecem repentinamente, a culpa é dos Yo-kai.

O jovem Nate descobre a realidade do mundo quando recebe seu Yo-kai Watch - um relógio que o permite enxergar espíritos que estão por todos os lados. De todos os tamanhos, cores e tipos, os monstrinhos gostam de 'possuir' humanos e objetos e fazer travessuras.

Assim começa a jornada do garoto, que tem como missão resolver os problemas causados pelos Yo-kai. Para tal, ele deve tornar-se amigo de alguns monstrinhos, e em seguida pedir sua ajuda em batalhas - tal qual em "Pokémon".

Exclusivo para o portátil Nintendo 3DS, o primeiro jogo da série traz batalhas que misturam estratégia e ação. A história é bem humorada e bastante 'comportada'; Nate precisa esperar o semáforo de pedestres abrir para atravessar a rua. Querendo agradar também os pais, a franquia ensina bons modos e valores positivos como amizade e confiança - mas sem ficar chata.

Expansão multimídia

Inicialmente um fracasso de vendas em 2013, o primeiro jogo de "Yo-kai Watch" começou a ganhar tração nas lojas quando a série apareceu também na TV japonesa. Um ano depois, a sequência "Yo-kai Watch 2" ultrapassou o total de vendas de seu predecessor em apenas 3 dias.

Hoje, só os japoneses já compraram mais de 8 milhões dos games da série, segundo o grupo Media-Create.

A febre rapidamente se expandiu, e agora contempla todos os tipos de produtos. Réplicas dos relógios Yo-kai Watch também são campeãs de vendas, e só funcionam acompanhadas de moedas colecionáveis que representam cada monstrinho. Em lojas de conveniência no Japão, bolinhos e outras guloseimas vêm com os personagens da marca estampados em suas embalagens.

Pelos planos das empresas envolvidas na 'importação' da franquia, todos esses produtos estarão disponíveis nas lojas americanas e europeias até o início de 2016.

No Brasil, que desde o início do ano não tem mais representatividade oficial da Nintendo, os produtos da linha "Yo-kai Watch" deverão habitar apenas as lojas de importados - assim como foi com "Pokémon" no começo.

Não deve demorar, porém, para que as crianças brasileiras tenham o primeiro contato com o gatinho Jibanyan e seus amigos. O canal pago Disney XD tem os direitos de transmissão do desenho animado, e deve começar a exibi-lo até os primeiros meses do ano que vem.