Topo

Com exclusivos, Xbox One vendeu mais do que PS4 em outubro nos EUA

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em SP

13/11/2015 11h40

O ajuste de preço do PlayStation 4 nos Estados Unidos, se alinhando à versão mais em conta do Xbox One, não foi suficiente para o videogame da Sony superar seu rival em vendas no país norte-americano em outubro. E o crescimento do console da Microsoft foi significativo: 81% a mais em relação ao mesmo mês de 2014. Os dados são da consultoria de mercado NPD Group.

Não há números exatos de vendas, ainda que a estimativa seja de algo em torno de 304 mil unidades. Desde o início de outubro, o PlayStation 4 tem preço sugerido de US$ 349,99 (R$ 1.330) nos Estados Unidos, uma forma de combater a versão sem o dispositivo Kinect do Xbox One, comercializada pelo mesmo preço. A vitória em outubro, contudo, não reflete o desempenho geral do mercado desde o lançamento dos consoles. De lá para cá, o PlayStation 4 lidera as vendas globais.

"Halo 5" foi o mais vendido do mês

Boa parte do sucesso do Xbox One no último mês tem a ver com a sequência de lançamentos de jogos exclusivos iniciada por "Forza 6", no dia 15 de setembro deste ano. De lá para cá, o console se beneficiou da chegada de ao menos mais dois outros jogos exclusivos de peso: "Halo 5: Guardians", em 27 de outubro, e "Rise of the Tomb Raider", em 10 de novembro. Esse último caso, porém, se trata de uma exclusividade temporária: a nova aventura de Lara Croft será lançada em 2016 para PlayStation 4 e PC.

Já "Halo 5" não apenas empurrou as vendas de Xbox One como faturou também o topo da lista de jogos mais vendidos de outubro. De acordo com estimativas da NPD, o game superou nomes de peso como o jogo de basquete "NBA 2K16" e "Assassin's Creed Syndicate", que ficaram com a segunda e a terceira posições, respectivamente. Outros títulos que vendem consideravelmente bem nos EUA, como "FIFA 16" e "Madden NFL 16", também foram vencidos pelo jogo de tiro futurista.