Topo

Centro cultural em São Paulo vira reduto de fãs de danças do pop coreano

Conheça o bairro de Seul que inspirou "Gangnam Style"

Nossa

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

23/11/2015 18h51

Aos fins de semana, o Centro Cultural São Paulo, que fica na região da Av. Paulista, tem uma trilha sonora bem peculiar. Os ritmos são familiares, dos tempos em que as boy e girl bands dominavam as rádios; já as letras cantadas, incompreensíveis para a maioria. O som do pop coreano vem dos alto-falantes de grupos de fãs do gênero, que dominaram o espaço para ensaiar suas coreografias de dança.

"Todos os finais de semana ensaiamos aqui, sábado e domingo", diz Gabriel de Jesus, 26, funcionário público e integrante do grupo de dança Hot Synergy. "Quando tem feriado, folga ou um tempinho sobrando de noite, também aproveitamos para dançar".

Também frequentado por estudantes e jogadores de RPGs de mesa, o Centro Cultural virou o principal ponto de encontro de fãs do chamado K-Pop em São Paulo, como explica Gabriel.

"Essa dança é uma forma de se identificar. É diferente das danças com as quais estamos acostumados, como as dos EUA e do Reino Unido", afirma. "O K-Pop tem mais visão, mais figurinos, mais presença de palco, mais carisma".

Público dedicado

Apesar de ter alcançado apelo mundial com o sucesso de "Gangnam Style", canção do coreano Psy que viralizou em 2012, o K-Pop já tinha público cativo no Brasil há muito mais tempo.

"Eventos de anime sempre têm um espaço dedicado para quem quer dançar e se divertir com o K-Pop", explica o técnico de informática e dançarino Lucas Lima, 22. "A mídia não se importa, mas sempre que tem show de grupo coreano por aqui, lota".

O apelo do gênero, segundo Lucas, está nas coreografias extremamente complicadas. "Na Coreia, tem artista que treina por 10 anos, desde pequeno, antes mesmo de começar a carreira. Eles procuram sempre fazer coreografias muito bonitas. É um espetáculo", diz.

Cada novo lançamento de grupos como Girls Generation, Cross Gene ou Wonder Girls vem acompanhado de uma série de vídeos ensinando as coreografias, que são tão celebradas quanto as próprias músicas. E é pela própria internet que a base de fãs brasileira entra em contato com a indústria, que fica do outro lado do mundo.

"Nos divertimos com essa paixão, e na verdade esse hobby pode até acabar virando profissão", afirma Gabriel. Ao lado de seus amigos, o jovem projeta o hobby como uma possível fonte de renda por conta de premiações de concursos e trabalhos como dançarinos em festas e boates.

No próximo sábado (28), o Centro Cultural São Paulo será palco para o 4º K-Pop Dance Tournament - o maior concurso de dança do estilo do país. "O evento chega a reunir 2 mil pessoas. Vem gente de todo o canto - Rio Grande do Sul, Fortaleza, Curitiba", explica Gabriel, que participará do torneio.

Interessados poderão acompanhar a competição de graça, a partir de 10h45. O Centro Cultural São Paulo fica na Rua Vergueiro, número 1000.