Topo

Desaparecida há 3 anos, Carmen Sandiego ressurge nos celulares

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

24/11/2015 16h16

Após anos sumida, a clássica vilã Carmen Sandiego reapareceu nos tablets e smartphones com um novo jogo de quebra-cabeças educacionais.

Já disponível para dispositivos iOS, "Carmen Sandiego Returns" custa US$ 1,99 e oferece missões adicionais vendidas separadamente.

Sucesso nos anos 1980 e 1990 com games educativos e séries de TV, Carmen desafia os jogadores com quebra-cabeças de lógica e concentração. No novo jogo, fãs também precisam enfrentar estágios de plataforma para conseguir capturar os seguidores da ladra.

A fórmula é simples como a do clássico "Where In the World Is Carmen Sandiego?", mas sofre por conta de problemas típicos de jogos para celulares como a obrigatoriedade de uma conexão com a internet.

Apesar de estar disponível apenas em inglês, o game pode ser aproveitado mesmo por jovens que não têm conhecimento avançado da língua. Isto porque a maioria dos quebra-cabeças depende apenas de elementos gráficos, e não necessariamente de textos.

A distribuidora

Assista ao trailer de "Carmen Sandiego Returns"

Start

Criada pela empresa de produtos educacionais americana Broderbund em 1985, Carmen Sandiego é uma mente do crime considerada a arqui-inimiga da Agência de Detetives ACME.

Em games, séries de TV e filmes animados, a personagem costuma envolver-se em casos de furtos de itens muito cobiçados. A busca pela criminosa acaba se tornando motivação para a solução uma série de quebra-cabeças que ela deixa em seu caminho.

A aparição mais recente de Carmen Sandiego tinha sido em uma série de games para WiiWare, lançada entre 2011 e 2012.