Topo

Mais de 30 anos após lançamento, NES ganhará cartucho musical no Japão

Do UOL, em São Paulo

27/11/2015 14h55

O Nintendo Entertainment System - NES ou ainda Nintendinho, como é conhecido popularmente no Brasil - foi lançado em 1983 pela fabricante japonesa e revolucionou o mercado de videogames. Foi nele que diversas franquias de jogos que duram até hoje, como o RPG "Final Fantasy" e a série "Mario", tiveram origem. 

Os últimos lançamentos de cartuchos licenciados para o console ocorreram em 1994, com destaque para "Mega Man 6", "TMNT: Tournament Fighters" e "Wario's Woods". De lá para cá, contudo, alguns games não-licenciados e também feitos em pequena escala, como a série "Battle Kid" (que lembra muito os games da franquia "Mega Man"), foram lançados. O último, inclusive, foi "Battle Kid 2: Mountain of Torment", em 2012. 

Pois quem ainda tiver o console em casa poderá tirar a poeira de cima desse verdadeiro dinossauro dos videogames. Uma empresa chamada Riki anunciou que lançará, no Japão, uma coletânea de músicas em formato de cartucho. O som, claro, utiliza efeitos típicos de games da era 8 bits. O nome do cartucho será "8bit Music Power" e, enquanto as músicas são reproduzidas, é possível ver animações na tela.

Não se trata, portanto, de um jogo. De qualquer maneira, é bom ver que um console tão importante na história dos videogames não está completamente esquecido.