Topo

Por cena extra, jogadores de "MGS V" aos poucos abandonam armas nucleares

Reprodução/Eurogamer
Imagem: Reprodução/Eurogamer

Do UOL, em São Paulo

30/11/2015 10h56

Todo o contexto de "Metal Gear Solid V" leva os jogadores a crer que o tema central do jogo são, justamente, os conflitos armados. A premissa não está incorreta, porém uma cena extra - praticamente escondida, para falar a verdade - está fazendo com que os jogadores adotem uma postura mais pacífica em um dos modos multijogadores do game.

A história começa com a possibilidade de se construir uma arma nuclear, que acaba servindo como uma forma de intimidar possíveis invasores das FOB, bases avançadas criadas pelos jogadores ao longo da história do game. Apenas aqueles que possuírem uma bomba nuclear - ou um nível muito alto de Heroísmo - podem invandir bases que também tenham esse tipo de arma. Ao mesmo tempo, quem tem um armamento do tipo pode simplesmente explodir uma base rival.

A questão é que, dias após o lançamento do game, alguns jogadores de PC descobriram uma cena escondida entre os arquivos do jogo. Sem revelar detalhes do seu conteúdo, ela, digamos, fazia referência a um mundo sem armas nucleares. Após muita especulação sobre quais seriam as condições para que essa cena fosse mostrada, a própria Konami deu detalhes sobre esses requisitos na página oficial de "MGS V".

Basicamente, a cena só aparecerá para aqueles que tiverem terminado a missão 31 e quando nenhuma arma nuclear esteja em desenvolvimento ou estocada. Essa é a parte simples. Também é necessário que o número total de bombas do servidor no qual o jogador está (a divisão ocorre por tipo de console) seja igual a zero. Por exemplo: quando o número de armamentos do tipo entre os jogadores de Xbox One for zero, os donos desse console verão a cena após completarem uma das missões principais do game e retornarem para a Mother Base.

Uma vez anunciadas as condições, o perfil oficial do jogo no Twitter começou a fazer uma contagem a partir da última quinta-feira (26). As publicações iniciais compararam, por plataforma, a quantidade de armas entre o início do mês e o dia em questão. A última atualização foi feita domingo passado (29).

Entre os donos de PlayStation 4, a quantidade de armas nucleares caiu de 2.761 unidades para 188. No PlayStation 3, foi de 1.685 para 140. Os donos de videogames Xbox se mostraram os mais "pacíficos": no One, a quantidade caiu de 525 bombas nucleares para 52, e no 360, de 1.011 para 35. Já entre os usuários de PCs, o número permanece alto: das 36.552 bombas do início do mês, 11.473 ainda estão ativas.

Caso alguém desenvolva uma bomba nuclear após o número do servidor por console chegar a 0, basta que ela seja desmontada para que o evento ocorra novamente. Ainda que seja uma conquista difícil de ser obtida, a queda na quantidade de armas nucleares do jogo mostra que é possível, sim, um mundo sem armamentos do tipo. Ainda que ele seja virtual.

Quem não tiver paciência para aguardar o desarmamento nuclear pode ver a cena secreta no vídeo abaixo. Alertamos que há spoilers da história do game: