Topo

Curta de ficção mostra futuro decadente para viciados em realidade virtual

Curta já chamou atenção de figurões de Hollywood - Reprodução
Curta já chamou atenção de figurões de Hollywood Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/12/2015 16h53

A realidade virtual é um tema que está em voga e é a nova aposta do mercado de entretenimento para o futuro. Mas, pode ser que essa brincadeira seja usada de uma forma mais macabra do que você imagina. Pelo menos é essa a ideia do curta-metragem de ficção científica "Uncanny Valley", que conta a história de "viciados em realidade virtual".

O curta tem 9 minutos de duração e pode ser assistido gratuitamente no Vimeo, com direito a legendas em português. Com ar de documentário, vemos jogadores viciados em realidade virtual dizendo como eles se sentem ao entrar no mundo criado por computadores em uma espécie de jogo de tiro.

Produzido pelo estúdio argentino 3dar, "Uncanny Valley" mostra o estado lastimável dos usuários que ficaram os viciados. As cenas de desolação mostram que eles vivem em situação precária, morando em casas praticamente abandonadas e sujas, em contraste com o mundo virtual dominado pela guerra.

A sinopse do filme diz que "nas favelas do futuro, viciados em realidade virtual satisfazem seus impulsos violentos usando entretenimento online. Um jogador experiente descobre que a linha entre jogos e realidade está se dissipando".

Com ótima fotografia e enredo bastante ligado ao mundo dos games, "Uncanny Valley" mostra em poucos minutos uma boa história que pode dar bons frutos, pois o curta argentino está chamando atenção de gente grande do cinema. Segundo o site Deadline, Carter Blanchard, o roteirista de "Independence Day: Resurgence", está interessado na história do estúdio argentino.

Ainda segundo o Deadline, não existem muitos detalhes, mas um dos mais ambiciosos seria levar o filme para aparelhos de realidade virtual para deixar a experiência ainda mais marcante.