Topo

Criaram um celular em "Minecraft" que faz ligações de verdade

Dá para fazer ligações e até pedir pizza pelo telefone sem nem sair da tela de "Minecraft" - Reprodução
Dá para fazer ligações e até pedir pizza pelo telefone sem nem sair da tela de "Minecraft" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/12/2015 11h47

Já fizeram de um tudo com os bloquinhos de "Minecraft", como a reconstrução da cidade de Veneza, computadores e calculadoras e muito mais coisas malucas que saem da cabeça dos criadores de conteúdo. A mais maluca é que você pode criar um telefone celular que funciona de verdade, fazendo inclusive, ligações, vídeo-chamadas e até navegar pela internet usando a tecnologia 4G.

A ideia surgiu em uma campanha de marketing da operadora de telefonia celular Verizon, que atua nos EUA. Com ajuda de criadores de conteúdo, a empresa conseguiu fazer um plugin que permite os jogadores fazerem ligações e mandar mensagens diretamente de um telefone celular que você constrói no jogo. O vídeo logo baixo mostra o Youtuber CaptainSparklez construindo e testando o celular gigante com o plugin em funcionamento (em inglês).

 

Como funciona?

De acordo com a empresa, é possível navegar na internet e também assistir a vídeos, tudo isso usando uma ferramenta chamada Boxel, que "transforma páginas na internet e vídeos em blocos para que eles possam ser construídos em tempo real", diz a página da Verizon.

Tudo é reproduzido na tela do celular gigante que você constrói e o sinal chega ao aparelho com torres de sinal que são "plantadas" dentro de seu mundo. O resultado é exibido em uma tela composta por milhares de blocos coloridos que reproduzem as imagens. A resolução é bastante quadriculada, seguindo o estilo do game. É possível abrir páginas da internet, mas o texto fica praticamente ilegível.

Infelizmente o projeto ainda está em desenvolvimento e não pode ser testado por todos os jogadores. De qualquer forma, a Verizon disponibilizou todos os scripts e plug-ins utilizados no projeto (clique aqui) para serem baixados e estudados pelos jogadores. Vale a pena lembrar que é necessário ter domínio do inglês para seguir as instruções dessa fermanta.