Topo

"Black Ops III" é despedida triste de "Call of Duty" no PS3 e no Xbox 360

Vendido por R$ 230, "Black Ops III" de PS3 e X360 é o pior "Call of Duty" já feito - Divulgação
Vendido por R$ 230, "Black Ops III" de PS3 e X360 é o pior "Call of Duty" já feito Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

03/12/2015 10h06

O recém-lançado "Black Ops III" é um dos melhores jogos da série "Call of Duty" em muito tempo. Infelizmente, essa afirmação só vale se estivermos falando do game de PC, PlayStation 4 e Xbox One. A versão para PlayStation 3 e Xbox 360 não é só o pior "Call of Duty" já feito, mas um dos piores jogos de todos os tempos.

Já se sabia que "Black Ops III" para os consoles veteranos não seria o mesmo game disponível para computadores e para a nova geração. O jogo traz apenas os modos multiplayer e zumbis. A campanha foi completamente removida, por exigir muito da memória das máquinas, segundo a Activision.

"Imagine que eu personalizei minha arma. No modo cooperativo, você tem que ter na memória do seu console todas as personalizações possíveis de armas. Os consoles antigos não têm memória suficiente para isso", explicou o diretor da campanha Jason Blundell à The Official Xbox Magazine.

"Poderíamos ter simplificado as coisas, mas acho que a Activision tomou a decisão certa porque eu odiaria que as pessoas experimentassem algo que não é fiel à nossa visão do jogo", disse o desenvolvedor na ocasião. Infelizmente, a experiência proporcionada por "Black Ops III" nos consoles mais antigos é terrível e não poderia estar mais distante do game de PS4 e Xbox One.

Gráficos decepcionantes

Logo de cara, os gráficos datados chamam a atenção do jogador. As cenas de animação (como os Especialistas que aparecem na tela enquanto você espera uma partida) são versões comprimidas das cenas vistas nos consoles mais novos, ao ponto de parecerem poluídas e desgastadas.

Os mapas usam poucas texturas e cores chapadas, com um acabamento muito aquém do que a série mostrou ao longo de toda a geração - "Call of Duty 4", de 2007, é muito mais bonito e melhor acabado do que este "Black Ops". Os cenários são dignos de um shooter de PlayStation 2, e não estou falando dos melhores jogos daquela época.

Os personagens nas partidas multiplayer tentam reproduzir o visual dos Especialistas do novo "Black Ops", mas são muito mal feitos e finalizados porcamente. Os objetos pelo cenário, como carros e vans são variações genéricas que não receberam nenhuma atenção. Se num mapa do jogo de PS4 você tem um veículo futurista, no mesmo ponto no game de PS3 e X360 só vai encontrar um carro popular e genérico.

(D)efeitos especiais

Se o foco do game está apenas nas porções multijogador, era de se esperar que a experiência fosse divertida e viciante, como é o caso na maioria dos "Call of Duty". Infelizmente, "Black Ops III" decepciona também neste quesito. Quedas de conexão são constantes no jogo, assim como travamentos - nos testes de UOL Jogos, foi preciso reiniciar manualmente o console em pelo menos duas ocasiões - e partidas interrompidas subitamente.

Quando o jogo informa que está "migrando os servidores" no meio de uma rodada, você pode esperar pelo pior, desde o retorno para o menu inicial até o travamento completo do videogame.

Durante as partidas, acontece ainda um irritante travamento na movimentação quando dois personagens do mesmo time tentam passar juntos por algum espaço, como um corredor apertado ou o vão de uma porta.

Mesmo os efeitos de explosão, granadas especiais e das armas dos Especialistas perdem o impacto com a péssima qualidade gráfica oferecida pelo game. Ao disparar uma flecha com a veloz Outrider no "Black Ops III" de Xbox One, você sente a força do tiro e vê o impacto no alvo. Mais ainda, vê a explosão que se segue. São sensações que compõem a experiência de jogo. Atirar a mesma flecha aqui, nos consoles mais antigos, é só decepção: Um disparo sem força, sem impacto e que derruba o alvo, mas sem explosão alguma.

Não há nada em "Black Ops III" de PS3 e Xbox 360 que lembre o esmero com que os estúdios da Activision trataram a franquia ao longo dos últimos dez anos. Este "Call of Duty" é  uma triste despedida de uma das franquias de games mais populares do mundo dos consoles que a ajudaram a se tornar o que é hoje.

Dublado em português, "Call of Duty: Black Ops III" está disponível para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.