Topo

Segundo líder da Nintendo, chegada do NX não será fim da linha para Wii U

Kimishima diz que a preocupação do momento é continuar oferecendo jogos para Wii U - Divulgação
Kimishima diz que a preocupação do momento é continuar oferecendo jogos para Wii U Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/12/2015 19h15

Em entrevista ao site da revista norte-americana Time, Tatsumi Kimishima, presidente da Nintendo, tentou tranquilizar os donos de Wii U. Uma das questões mais levantadas após o anúncio do NX, novo console da empresa, é até quando haverá suporte e jogos para o atual console de mesa da companhia. 

"Eu acredito que o nosso trabalho no momento é garantir que os 10 milhões de donos de Wii U tenham games para jogar", afirmou. "Temos que ter certeza que eles estejam satisfeitos com a sua compra e continuem se divertindo com o console. Não podemos chegar para eles e dizer simplesmente para migrarem para a novidade". 

Ele também comentou as vendas do Wii U em comparação com seu antecessor. No mesmo ponto do ciclo de vida, o antigo console havia vendido dez vezes mais, alcançando as 100 milhões de unidades. Um perfil do executivo publicado pelo jornal japonês Nikkei à época do seu anúncio como substituto de Satoru Iwata, falecido em julho, dava a entender que o novo presidente considerava o Wii U um fracasso.

De acordo com Kimishima, a resposta dele foi mal-interpretada. "Eu apenas olhei os números de vendas e disse que o Wii U não deveria vender tão bem quanto o Wii. Não é que ele não venderá, mas sim que essa tarefa seria dificultada pela grande base instalada do Wii".

O NX está previsto para fazer sua estreia na metade de 2016 e, por mais que a transição do Wii U para a novidade seja gradual, o ciclo de vida do atual console tende a ser mais curto do que o de seu antecessor. Lançado em 2006, o Wii só foi ter um sucessor seis anos depois. A se confirmar o lançamento do NX, o Wii U será o console de mesa menos longevo da companhia, com quatro anos de existência até o surgimento do seu substituto.