Topo

Mesmo sem novo jogo, "Crash Bandicoot" é assunto mais comentado da PSX 2015

O executivo Shawn Layden com uma camiseta estampada de Crash Bandicoot durante a PSX 2015 - Reprodução
O executivo Shawn Layden com uma camiseta estampada de Crash Bandicoot durante a PSX 2015 Imagem: Reprodução

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Francisco*

06/12/2015 12h41

Ícone dos distantes anos 1990, na época em que a Sony queria um mascote próprio para lutar de frente com "Super Mario", "Crash Bandicoot" é o assunto mais comentado da feira PlayStation Experience, que acontece em San Francisco, nos EUA. Mesmo sem o personagem ter sequer um novo jogo anunciado.

Apelando para a nostalgia dos fãs presentes, o presidente da Sony Computer Entertainment America, Shawn Layden, inaugurou a conferência da PlayStation Experience vestindo uma camiseta estampada com o herói marsupial.

Apesar disso, nenhuma palavra sobre "Crash Bandicoot" foi dita por qualquer representante da Sony durante o evento.

"Eles querem nos provocar. Sabem que queremos um novo jogo, e vão esperar até o último momento para anunciar", diz o estudante Bruce Ames, 20. "Quem cresceu jogando PlayStation tem muito carinho pelo Crash".

De 25 entrevistados por UOL Jogos no primeiro dia de PlayStation Experience, 17 mencionaram um novo "Crash Bandicoot" como a grande ausência do evento. Games exclusivos de PlayStation 4 aguardados como "The Last Guardian" e "Gran Turismo Sport" foram mencionados apenas 5 vezes cada.

Uma criação da Naughty Dog - o mesmo estúdio de "Uncharted" e "The Last of Us" -, "Crash Bandicoot" nasceu como uma série de games de plataforma 3D exclusiva do primeiro PlayStation, mas eventualmente tornou-se multiplataforma. A Activision é a dona da marca, inativa desde 2012.

Apesar de valente e capaz, Crash era retratado como um herói pouco inteligente. Criado por um experimento fracassado do cruel Dr. Neo Cortex, ele acabava sendo obrigado a defender o mundo dos planos de dominação orquestrados por seu 'pai'.

"Eu não tive Nintendo, então Crash era o grande herói dos games para mim", explica Carl Edwards, 19. "É uma das primeiras coisas que me lembro quando penso na minha infância".

Questionado no Twitter sobre a possibilidade da camiseta de Shawn Layden indicar que um novo "Crash" estava a caminho, o presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, afirmou: "Eu duvido".

* O jornalista viajou à convite da Sony