Topo

Projeto de Lei quer transformar eSport em esporte oficial no Brasil

Deputado João Henrique Caldas do PSB-AL, toca o Projeto de Lei que pode transformar eSport em esporte oficial no Brasil - Reprodução
Deputado João Henrique Caldas do PSB-AL, toca o Projeto de Lei que pode transformar eSport em esporte oficial no Brasil Imagem: Reprodução

Théo Azevedo

Do UOL, em São Paulo

08/12/2015 17h30

Tal qual já na Coreia do Sul e na China, o Brasil pode figurar entre os países que consideram o eSport um esporte de fato.

O Projeto de Lei 3450/2015, do deputado João Henrique Caldas, conhecido como JHC, do PSB de Alagoas, quer acrescentar o inciso V ao artigo 3º da Lei 9.615/1998 que "institui normas gerais sobre desporto". O PL, apresentado em outubro, aguarda parecer do relator da Comissão do Esporte (CESPO), responsável pelo que envolve o esporte no país.

"[O Projeto de Lei] pode gerar oportunidades de renda, emprego, empreendedorismo e inovação para o país", defende o deputado, em entrevista ao UOL. Para JHC, a partir do momento que o Brasil tratar o eSport como esporte, vai quebrar um paradigma em torno dos pro players e valorizá-los enquanto esportistas.

Lucas Almeida, diretor da INTZ, uma das principais equipes de eSport do país, vê a iniciativa com simpatia: "Ao mesmo tempo em que é um sonho [fazer do eSport um esporte no Brasil], me parece o caminho natural das coisas, pois tudo o que envolve o eSport hoje já funciona como esporte, com regras, atletas, treinos etc".

Para Almeida, a partir do momento que os pro players passarem a ser vistos como atletas, uma melhoria imediata será na forma como os contratos são feitos entre jogadores e equipes, hoje baseados nos direitos de imagem: "Imagine um profissional reconhecido como esportista, com direito à usufruir a CLT".

O deputado, no entanto, ressalta que a aprovação do PL depende ainda de conquistar a simpatia dos demais deputados. Porém, JHC é otimista: "É um tema bacana, leve e que acho que não vai ter muita resistência [dos deputados]".