Topo

Konami trata Kojima de maneira cruel, diz ex-Square

Criador da série "Metal Gear", Hideo Kojima supostamente foi impedido de participar da premiação do último game da série no The Game Awards 2015 - Jordan Strauss/AP
Criador da série "Metal Gear", Hideo Kojima supostamente foi impedido de participar da premiação do último game da série no The Game Awards 2015 Imagem: Jordan Strauss/AP

Do UOL, em São Paulo

09/12/2015 13h00

A proibição imposta pela Konami para a aparição de Hideo Kojima na cerimônia de premiação do The Game Awards também gerou uma repercussão negativa no meio corporativo. De acordo com Yoichi Wada, ex-diretor executivo da Square Enix, esse tipo de tratamento é "cruel".

"Isso é negativo para os negócios [da Konami]. Ainda que eles tenham como plano de negócios deixar os consoles em segundo plano, criar inimigos no processo é algo que não faz sentido", afirmou Wada em uma publicação no seu perfil de Facebook. "Geralmente que esse tipo de coisa acontece quando há falta de liderança. Eu acredito que, talvez, não há alguém no comando que esteja prestando atenção e se posicionando sobre todos os pequenos detalhes acerca da empresa", continuou.

Antes mesmo do lançamento de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", a situação entre Konami e Kojima parecia não estar exatamente tranquila. Entre boatos, afirmações e desmentidos, a companhia não assumia a saída do produtor, mesmo após fechar um estúdio da Kojima Productions em Los Angeles (EUA).

Kojima pretendia comparecer à principal premiação da indústria de games do mundo, porém supostamente foi procurado por advogados da Konami e demovido da ideia. Há rumores de que ele esteja sob uma cláusula de confidencialidade, a qual o impediria de trabalhar para outras produtoras até o final de 2015.