Topo

"Pro Evolution Soccer" completa 20 anos e Konami faz vídeo para comemorar

Do UOL, em São Paulo

10/12/2015 10h48

A franquia "Pro Evolution Soccer", juntamente com a sua rival "Fifa", polariza os jogadores que curtem disputar uma pelada virtual. Criada em 1995, ela deu seus primeiros chutes no PlayStation. No Japão, o primeiro jogo chamava "World Soccer Winning Eleven", tendo chegado ao Ocidente sob a alcunha de "Goal Storm".

Essa divisão de nomes dura até hoje, sendo que da segunda à quinta edição lançada no Ocidente, a série fazia referência direta ao clássico "International Superstar Soccer", se chamando "ISS Pro" e, depois, "ISS Pro Evolution". O nome "Pro Evolution Soccer" passou a ser utilizado fora do Japão em 2001, nas versões lançadas para PlayStation e PlayStation 2.

São 20 as edições do jogo que chegaram ao Ocidente - o Japão teve mais lançamentos, com edições temáticas da J-League, o campeonato japonês de futebol, e com seleções olímpicas, por exemplo.

Como forma de comemorar, a Konami está vendendo o jogo com desconto na PlayStation Network europeia. Recentemente, a produtora também lançou uma versão gratuita do game. "Pro Evolution Soccer 2016" está disponível para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One.