Topo

Produtora de "FIFA" cria departamento especializado em eSport

Do UOL, em São Paulo

11/12/2015 15h00

 A Electronic Arts também está entrando no mundo do esporte eletrônico conforme Andrew Wilson, presidente da empresa, anunciou hoje. Para isso foi criado um novo departamento na companhia, a Competitive Gaming Division, que será liderada por Peter Moore, atual COO da EA.

De acordo com o comunicado à imprensa, essa divisão "vai habilitar competições globais de eSports em nossas principais franquias como 'Madden NFL', 'FIFA' e 'Battlefield'". A Competitive Gaming Division vai criar iniciativas para criar eventos ao vivo e criar outras iniciativas para fomentar esse nicho entre os games da EA.

"A formação da Competitive Gaming Division é uma imensa oportunidade para a Electronic Arts para celebrar a paixão por jogos e competições", disse Andrew Wilson em comunicado à imprensa.

Em entrevista para IGN norte-americano, Peter Moore declarou que a EA já está incentivando os estúdios internos a desenvolverem elementos competitivos nos futuros jogos. "Estamos engajados com nossos times de desenvolvimento para ter certeza que nossos jogos tenham modos competitivos desde sua fundação e não como um fruto feito de última hora", disse.

Moore diz ainda que os desenvolvedores da EA vão remover modos que as pessoas não jogam e adicionar algo mais competitivo para trazer mais pessoas para os títulos. "Existem coisas que as pessoas não jogam", disse Moore. "Os números não mentem. Então você elimina isso e coloca seus esforços em algo que as pessoas vão se engajar".

A chegada da Electronid Arts nesse ramo segue a tendência do mercado. Outras empresas do mercado já estão com o pé fincado no ramo dos eSports, como a Activision, que atua lado a lado com a Major League Gaming para organizar campeonatos de "Call of Duty", a Microsoft, que está organizando o Halo Championship Series, para os games da série "Halo". Já empresas como a Blizzard, Valve e Riot Games têm jogos focados principalmente no esporte eletrônico.

Ainda não foram revelados campeonatos que vão acontecer em 2016, mas a empresa diz que mais detalhes sobre a divisão de eSports serão revelados num futuro breve.