Topo

Hideo Kojima fala com Sony sobre criação de novo estúdio, diz jornal

Hideo Kojima é o criador da cultuada franquia "Metal Gear Solid" - Divulgação
Hideo Kojima é o criador da cultuada franquia "Metal Gear Solid" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/12/2015 16h10

A partir de hoje (15), o criador de "Metal Gear Solid", Hideo Kojima, não é mais funcionário da Konami, reportou o jornal japonês Nikkei.

Segundo o jornal nipônico, Kojima está abrindo um novo estúdio e está envolvido em negociações com a Sony sobre o projeto. Não há maiores detalhes sobre a nova produtora de Kojima ou a ligação do estúdio com a fabricante do PlayStation 4.

Até o momento, a saída de Kojima não foi confirmada pela Konami.

Konami vs. Kojima

Rumores sobre a saída de Hideo Kojima da Konami circulam desde meados de outubro. Na época, a revista norte-americana New Yorker divulgou que o produtor deixaria a empresa no final do ano.

Semanas atrás, "Metal Gear Solid V" ganhou prêmios internacionais mas Kojima não apareceu para receber nenhum deles. Em uma premiação, um representante da Konami informou que o designer estava "de férias". No The Game Awards, o apresentador Geoff Keighley, amigo pessoal de Kojima, disse que um advogado da Konami proibiu o desenvolvedor de ir aos EUA receber os prêmios.

Na ocasião, "Metal Gear Solid V" ganhou os prêmios de "Melhor Jogo de Ação e Aventura" e "Melhor Trilha Sonora". O game também foi o escolhido pela redação de UOL Jogos como Melhor Jogo do Ano.

Os rumores sobre o desentendimento entre o diretor de "Metal Gear" e a publisher japonesa datam de antes do lançamento de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", quando o nome do diretor foi removido da capa de todos os jogos da série.