Topo

Criador de "Metal Gear", Hideo Kojima entrará para o Hall da Fama da AIAS

Designer formou seu estúdio independente em dezembro de 2015 - Divulgação
Designer formou seu estúdio independente em dezembro de 2015 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/01/2016 14h13

A Academia de Artes Interativas e Ciências (AIAS), responsável pelo premiação DICE Awards, anunciou que introduzirá o designer Hideo Kojima, criador da série "Metal Gear", ao seu Hall da Fama.

Kojima receberá as honras durante a edição deste ano do DICE Awards, que está marcada para fevereiro. O cineasta Guillermo Del Toro, de "O Labirinto do Fauno" e "Círculo de Fogo" - e que colaborou com o designer no projeto cancelado "Silent Hills" -, será o apresentador da cerimônia.

A indução ao Hall da Fama vem após um ano conturbado entre Kojima e sua antiga empresa, a Konami. Em março, poucos meses antes do lançamento de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", rumores indicavam que o relacionamento entre o desenvolvedor e a companhia havia se fragmentado, e que ele deixaria seu cargo ao fim do ano.

Os rumores ganharam ainda mais força após o cancelamento de outros projetos de Kojima, como "Silent Hills", assim como a remoção de seu nome de diversos jogos antigos. Em dezembro, o designer anunciou oficialmente que estava fora da Konami, formando um novo estúdio independente, conhecido como Kojima Productions.

Além de Kojima, o Hall da Fama da AIAS inclui figuras como o criador de "Super Mario" Shigeru Miyamoto, o cofundador da Valve, Gabe Newell, e os fundadores da Rockstar Games, Dan e Sam Houser.