Topo

Há um ano fora do Brasil, Nintendo quer reverter crise com novo videogame

Empresa deve investir em diversos novos tipos de produtos ao longo de 2016 - Divulgação
Empresa deve investir em diversos novos tipos de produtos ao longo de 2016 Imagem: Divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

05/01/2016 16h41

Ao mesmo tempo em que completa um ano sem representatividade oficial no Brasil, a Nintendo se prepara para retornar ao sucesso comercial com a estreia de uma nova plataforma de videogame.

A empresa, que em janeiro de 2015 anunciou sua retirada do mercado brasileiro, garante que revelará os detalhes por trás do console NX ainda em 2016. Fontes do Wall Street Journal alegam que o lançamento do sistema também ocorrerá este ano.

Nestes tempos de mudanças, o fã 'nintendista' brasileiro deve ficar longe de todas as novidades. Não há sinais de que a Nintendo planeja voltar ao mercado nacional com nova representatividade. À época, a empresa citou altos impostos como um dos principais motivos por trás de sua debandada, e a situação permanece idêntica.

Ao mesmo tempo, procuradas por UOL Jogos, grandes redes varejistas como Fnac e Saraiva afirmam não terem planos para fazer importação direta de produtos da marca. Apenas pequenas lojas especializadas carregam em seus estoques lançamentos Nintendo recentes como "Super Mario Maker" e "Xenoblade Chronicles X", com preços altos.

Sob a nova liderança de Tatsumi Kimishima, que substituiu em 2015 o falecido ex-presidente Satoru Iwata, a empresa tentará em 2016 retornar à lucratividade em seus relatórios financeiros.

Apesar de contar com games aclamados de maneira quase unânime pela crítica, como "Super Smash Bros.", "Super Mario Maker", "Splatoon" e "Mario Kart 8", o console Wii U é considerado um enorme fracasso de vendas. Foram 10 milhões de unidades vendidas até setembro de 2015: um número tímido perto dos 101 milhões de Wii vendidos na geração passada.

O Wii U ainda terá pelo menos dois grandes lançamentos (os próximos "Zelda" e "Star Fox"), mas logo sairá de foco à medida que a Nintendo tirar do papel enormes planos para diversificar seu catálogo de produtos.

Controle do NX - Reprodução - Reprodução
De acordo com o jornal japonês Nikkei, o NX deverá ser um misto entre console e portátil, servindo como um sucessor tanto do Wii U quanto do 3DS. Patentes parecem indicar que seu controle terá botões e um formato tradicional, mas também uma tela de formato não convencional. De confirmado, sabemos apenas que ele terá compatibilidade com a nova rede online da Nintendo, que promete conectar videogames, celulares, tablets e computadores com uma única conta de usuário.
Imagem: Reprodução

Além do NX, a Nintendo lançará em 2016 seus primeiros jogos para celular, e também tem planos para expandir a presença da marca "Pokémon" na plataforma mobile. Os bem-sucedidos bonecos amiibo continuarão chegando às lojas com novos modelos.

Executivos da Nintendo também já demonstraram interesse em transformar suas marcas em séries e filmes. A Universal Studios terá atrações de "Mario" e outras série em seus parques de diversão. Rumores indicam que a Disney também está envolvida em um projeto conjunto com a empresa japonesa.

Tudo indica que 2016 será um ano de grandes mudanças para uma das marcas mais importantes dos games. E é uma pena que os fãs brasileiros precisarão acompanhar tudo isso de olho na alta do dólar, pagando caro para importar as novidades.

"Mario Maker" permite que fãs criem fases

Start