Topo

Oculus Rift demanda PC sete vezes mais forte do que o normal, diz NVIDIA

Já era esperado que a realidade virtual exigisse PCs mais potentes, mas a tendência é que isso se acentue com o passar do tempo - Divulgação
Já era esperado que a realidade virtual exigisse PCs mais potentes, mas a tendência é que isso se acentue com o passar do tempo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/01/2016 10h26

A fabricante de placas de vídeo NVIDIA jogou um balde de água fria naqueles que planejam adotar um sistema de realidade virtual como o Oculus Rift. Segundo a companhia, quem quiser ter uma experiência satisfatória com o aparelho precisará ter um PC sete vezes mais potente do que os utilizados hoje para jogos.

Uma das razões para isso é a resolução que se espera alcançar para uma boa performance com dispositivo: ao invés dos 1.080p e 30 quadros por segundo (resolução padrão, sendo superada em diversos casos) atuais, com o Oculus isso saltaria para 3.024 x 1.680, rodando a 90 quadros por segundo. 

A configuração mínima para um computador rodar jogos em realidade virtual, de acordo com a NVIDIA, seria a seguinte:

Placa de vídeo: Nvidia GTX 970 / AMD 290 equivalente ou superior
Processador: Intel i5-4590 equivalente ou superior
Memória RAM: 8 GB pelo menos
Saída de vídeo: HDMI 1.3 
Entradas USB: três USB 3.0 mais uma USB 2.0 
Sistema Operacional: Windows 7 SP1 64-bit ou mais recente

Entretanto, outros sistemas de realidade virtual, como o HTC Vive, podem ser ainda mais exigentes. No caso do jogo "Elite: Dangerous", as configurações mínimas para o acessório são consideravelmente mais parrudas do que as exigidas pelo Oculus Rift. Quem quiser utilizar esse tipo de aparelho, portanto, terá que abrir bem a carteira.