Topo

HoloLens com campo de visão ampliado seria muito caro, diz Microsoft

Oculus de realidade ampliada da Microsoft ainda não tem data de lançamento - Divulgação
Oculus de realidade ampliada da Microsoft ainda não tem data de lançamento Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/01/2016 17h16

Depois de muito tempo em silêncio, a Microsoft passou algumas informações sobre seus óculos de realidade aumentada, o Hololens, entre as quais o aparelho não terá nenhum tipo de fios ligando ao computador ou ao Xbox One, disse Bruce Harris, um Técnico da Microsoft em uma apresentação em Telavive, Israel, para "criadores de novas tendências para informática", conforme reporta o site de tecnologia Petri.com.

Questionado sobre a visão limitada do aparelho, Harris disse que atualmente a sensação é de ver um monitor de 15" numa distância de 60 centímetros de seu rosto e que a razão disso se deve ao consumo de energia. Segundo ele, a Microsoft já tem tecnologia para aumentar esse campo de visão, porém, isso só vai acontecer conforme a companhia sinta que faça sentido na perspectiva de preço ao consumidor. Harris disse que ampliar esse campo de visão requer mais poder de processamento e sem falar de que o aparelho precisaria de baterias mais potentes - o que consequentemente aumentaria seu preço final.

Ainda seguindo Harris, os primeiros kits de desenvolvimento serão distribuídos ainda no primeiro trimestre de 2016, mas deixou no ar a dúvida de quando o Hololens chegará ao consumidor final. Ainda segundo o técnico, qualquer aplicação que rode no Windows 10 será suportada pelo gadget sem a necessidade de adaptações.

Software Holo Project permitirá criar hologramas usando os óculos HoloLens - Reprodução - Reprodução
Software Holo Project permitirá criar hologramas usando os óculos Holo Lens
Imagem: Reprodução

Visor holográfico

Sem preço definido nem previsão de lançamento, o HoloLens pode chegar ao mercado com melhorias significativas em relação ao que foi demonstrado na E3 2015. O HoloLens é um computador holográfico independente do PC ou do Xbox, mas pode ser usado para gerar experiências complementares aos jogos destas plataformas.