Topo

"Tibia" recebe primeiro trailer após 19 anos de existência; veja

Do UOL, em São Paulo

19/01/2016 12h06

Um dos precursores dos hoje comuns MMORPGs e frequentemente citado em piadas nerds, "Tibia" nasceu em 1997 pelas mãos dos programadores alemães da Cipsoft. A ideia era explorar o incipiente ambiente da Internet para permitir que jogadores interagissem entre si em um RPG com interface gráfica. 

A Cipsoft não divulga o número atual de contas no jogo. O último senso da produtora data de 2009 e indicava 1,3 milhão de contas ativas, sendo quase 500 mil de brasileiros. A última atualização de "Tibia" ocorreu em 2015 e, atualmente, o jogo encontra-se na versão 10.09. Há, ao todo, 63 mundos diferentes no game.

Pois 19 anos após ser lançado, o RPG ganhou seu primeiro trailer. Curiosamente, o vídeo foi feito com som, algo que o game não conta: sim, "Tibia" é um jogo mudo, por mais absurdo que isso possa parecer hoje em dia.

Atualmente, os desenvolvedores do game trabalham para que ele seja adequado à plataforma de distribuição digital Steam. Um dos desafios é criar um novo client. Em 2014, "Tibia" foi aprovado no Greenlight para ser publicado na plataforma.