Topo

Brasileiros criam jogo de celular 'para cristãos'

Jogadores controlam pastor de ovelhas que segue ensinamentos da Bíblia - Divulgação
Jogadores controlam pastor de ovelhas que segue ensinamentos da Bíblia Imagem: Divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

21/01/2016 16h33

Em "Sheep Master", game brasileiro para celulares, o jogador controla um pastor que deve cuidar de seu rebanho de ovelhas seguindo ensinamentos bíblicos. Trata-se de um jogo "para cristãos", criado para preencher algo que seus desenvolvedores consideram uma lacuna na indústria de games.

"Sempre ouvimos falar em nossas igrejas que faltam jogos voltados para esse público cristão", explica ao UOL Jogos Renato Viana, 34, um dos fundadores da Sunland Studios, de Belo Horizonte. "O 'Sheep Master' é um teste para ver se existe mesmo uma demanda para esse tipo de projeto".

Gratuito, "Sheep Master" já está disponível para download em dispositivos iOS e Android, e tem versões em português e inglês.

"Procuramos fazer um jogo que fosse aberto, que todas as pessoas pudessem jogar", diz Renato. "Nosso objetivo não é ensinar a Bíblia, nem pregar nada. A meta é divertir. Mas o jogo tem como base os ensinamentos cristãos, e a pessoa que é cristã vai conseguir se identificar com isso".

Assista ao trailer de "Sheep Master"

Start

Nos mesmos moldes de "Clash of Clans", "Sheep Master" obriga os jogadores a administrar uma pequena fazenda e um rebanho de ovelhas.

É preciso coletar recursos como madeira para construir e atualizar instalações, e também criar unidades de combate para proteger as ovelhas de ameaças como lobos e da feiticeira, que tenta utilizar os animais como sacrifícios em seus rituais.

A experiência é simples e familiar, mas diverte tão bem quanto outras ofertas do gênero. A bela arte do jogo serve como seu principal diferencial.

"Sheep Master" não foge à regra dos "jogos grátis" do gênero em que, para economizar tempo, o jogador pode colocar a mão no bolso: ou você espera que as construções e outros processos finalizem, ou então paga para acabar tudo imediatamente. O ideal é jogar de pouco em pouco, em breves sessões de alguns minutos.

Estúdio cristão

Após três anos de experiência como desenvolvedor no estúdio Illusis, Renato juntou-se a dois sócios para criar a Sunland a fim de desenvolver jogos para cristãos. Os três frequentam semanalmente suas respectivas igrejas.

O outro projeto já lançado do estúdio é "Mimicando", um game online de charadas para celulares e tablets.

Jogador "desde sempre", Renato garante que muitas igrejas não têm problemas com fiéis que tem videogames como hobby. "Há alguns anos existiam denominações que tinham a cabeça mais fechada com isso, principalmente em cidades do interior. Mas na maioria dos lugares os games não são mal vistos", afirma.

"O jogo só não pode tomar da pessoa o tempo de ir para a igreja. É só isso que os pastores pregam".