Topo

No Japão, Xbox One vendeu 258 vezes menos do que o PS4 na última semana

Jogando "em casa", o PlayStation 4 tem dado uma surra em seu principal concorrente - Divulgação
Jogando "em casa", o PlayStation 4 tem dado uma surra em seu principal concorrente Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/01/2016 15h33

Se nos Estados Unidos o Xbox One conseguiu fazer frente ao PlayStation 4 durante alguns meses de 2015, em especial devido a uma sequência de lançamento de jogos aguardados no segundo semestre, no Japão a história é bem diferente. Por lá, o console da Microsoft sequer faz cócegas em seus concorrentes. 

Na última semana, apenas 99 unidades do videogame foram vendidas no país asiático. Para se ter uma ideia do tamanho da lavada, foram 25.592 PlayStation 4 vendidos no período. Já o Wii U, vendeu 15.398 e o novo 3DS LL, 30.172. Os dados são da consultoria Media Create.

Os consoles da linhagem Xbox nunca venderam bem no Japão: fazendo uma metáfora futebolística, a situação é similar à vista quando times brasileiros precisam enfrentar adversários cujos estádios ficam em altitudes elevadas. Por lá, o maior sucesso dentre as crias da Microsoft foi o Xbox 360, que vendeu 60 mil unidades em seus dois primeiros dias de mercado.

Para exemplificar o tamanho do fracasso local do Xbox One, o videogame foi lançado por lá quase um ano após chegar ao mercado norte-americano, tendo vendido 25.674 ao longo dos seus quatro primeiros dias de comercialização e 3.015 unidades na semana seguinte.

Além de ser a "casa" de suas principais adversárias, Sony e Nintendo, uma das principais razões para essa situação é a ausência de títulos tipicamente japoneses: enquanto o PlayStation 4 se mostra um console mais global, o Xbox One tem uma biblioteca quase que toda ocidentalizada. 

Ainda que os números de venda no Japão sejam um ponto fora da curva para o desempenho do Xbox One, sua situação no mundo não é das melhores. Recentemente, a Microsoft parou de divulgar relatórios com os números de venda do console em nível global. Segundo estimativa da consultoria Venture Beat, até o momento foram vendidas cerca de 15 milhões de unidades do videogame da Microsoft em todo mundo. Ainda de acordo com o estudo, o PlayStation 4 vendeu o dobro desde seu lançamento.