Topo

Fã de games, Michael Jackson fez música para jogo da série "Sonic"

Terceiro título canônico da série para Mega Drive, "Sonic 3" foi lançado em 1994 - Reprodução
Terceiro título canônico da série para Mega Drive, "Sonic 3" foi lançado em 1994 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/01/2016 12h09

A contribuição de Michael Jackson para a música é mundialmente conhecida. Uma passagem da carreira do chamado "rei do pop", contudo, esteve envolta em mistério por diversos anos. Fãs da franquia alegavam que a trilha sonora do game "Sonic 3" guardava diversas  similaridades com gravações do astro do pop, como "Jam", do álbum "Dangerous", de 1991, e "Stranger in Moscow", do disco "HIStory", de 1995.  

Dada como uma grande teoria da conspiração, essa história voltou à tona após Todd van Luling, jornalista do site "The Huffington Post", entrevistar pessoas envolvidas com o episódio. O game foi lançado em 1994 para o Mega Drive.

O próprio desenvolvimento do jogo foi feito em segredo, ficando à cargo da filial norte-americana da Sega. A ligação com Michael Jackson ocorreu quando o artista, que dava uma pausa na turnê do álbum "Dangerous", resolveu visitar o prédio da empresa na Califórnia, no início de 1993. O músico já havia sido personagem de jogo da produtora, "Moonwalker" e, segundo relatos, era muito fã da série "Sonic".

A visita rendeu um convite ao músico, feito por um dos responsáveis pelo desenvolvimento de "Sonic 3". A ideia era que Jackson participasse da composição da trilha sonora do jogo. Convite aceito, ele realizou diversas sessões de gravação em um período de quatro semanas, criando melodias que, então, eram gravadas em alta fidelidade para que pudessem ser incorporadas ao jogo posteriormente.

Poucos meses depois das gravações, ocorreu uma das passagens mais comentadas da vida de Jackson: a acusação feita por um dentista de que o astro teria assediado seu filho de 13 anos. De acordo com o ex-executivo da Sega, Roger Hector, esse episódio ocorreu ao mesmo tempo que a trilha sonora gravada por Jackson era submetida à aprovação da Sega.

Aconteceu, então, o óbvio: assim como outros patrocinadores do músico à época, a reação da produtora teria sido cancelar qualquer envolvimento do artista com o jogo. Até hoje, a produtora nega que Jackson participou da criação da trilha sonora do game. 

O outro lado

De acordo com algumas pessoas envolvidas - e creditadas - na criação das músicas para o jogo, a história, contudo, foi um pouco diferente. Três delas alegam que Michael Jackson participou, sim, da criação da trilha sonora de "Sonic 3": Brad Buxer, Bobby Brooks e Doug Grigsby III. Curiosamente, todos eles também trabalharam com Jackson em outras composições do artista.

De acordo com o trio, a perda de qualidade decorrente da compressão necessária para fazer com que as músicas gravadas coubessem no cartucho desagradou Jackson - originalmente, as faixas estavam em alta fidelidade. O astro, então, teria pedido para remover suas criações para o jogo.

Uma vez decidido que as músicas criadas pelo artista não estariam na versão final de "Sonic 3", coube à Sega procurar o compositor californiano Howard Drossin para "tapar o buraco". Drossin afirmou que havia várias músicas já inseridas no game quando ele começou a trabalhar na tarefa e, durante a entrevista, se mostrou surpreso com a similaridade entre faixas de trilha sonora do jogo com músicas de Jackson.

Ele também alegou que não havia escrito essas músicas, apenas feito pequenas alterações. Ou seja: ainda que levemente diferentes, as criações de Michael Jackson, de fato, embalaram a terceira aventura canônica do ouriço azul para Mega Drive.