Topo

Maior jogador de Xbox do Brasil já jogou mais de 1,300 games

"Não sou o melhor jogador de Xbox", admite ArnaldoDK, dono da maior pontuação na Xbox Live brasileira. "Quem sabe o maior cosplay de "Goat Simulator"?" - Divulgação
"Não sou o melhor jogador de Xbox", admite ArnaldoDK, dono da maior pontuação na Xbox Live brasileira. "Quem sabe o maior cosplay de 'Goat Simulator'?" Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

29/01/2016 17h38

Quando não está guiando seu táxi pelas ruas do Rio de Janeiro, Arnaldo Montagnoli muito provavelmente está jogando videogame. Conhecido na rede Xbox Live como "ArnaldoDK", ele é dono da maior pontuação entre os jogadores brasileiros de Xbox: são 803,670 pontos. Para chegar ao topo do placar, Arnaldo já jogou mais de 1,300 games de Xbox 360 e Xbox One.

Em entrevista ao UOL Jogos, Arnaldo conta que a paixão pelas conquistas, e principalmente pelo placar, começou em "Gears of War", popular jogo de ação do Xbox 360. "Esse foi o jogo que me fez comprar um Xbox 360 lá em 2007. Quando pipocou a primeira conquista na tela, eu nem tinha ideia do que era aquilo, só depois entendi que os pontos somavam e ficavam registrados no cartão do jogador, a GamerTag".

Foi quando Arnaldo descobriu o ranking brasileiro do antigo Portal Xbox (atualmente PXB) que a coisa ficou séria: "Na época, o primeiro do ranking tinha 70 mil pontos, eu fiquei pasmo, não tinha ideia de que alguém poderia ter tantos pontos". Arnaldo decidiu que um dia apareceria na primeira página do ranking, só depois passou a mirar mais alto.

"Levei três anos para ultrapassar o antigo dono do gamescore número 1 do Brasil, o BcLourenço", conta o jogador. "Só passei porque ele parou de jogar, mas desde 2010 eu mantenho a primeira posição do ranking brasileiro".

Na busca pela maior pontuação, Arnaldo jogou 1,348 game de Xbox, mas só desbloqueou 100% das conquistas em 358 deles. "Foram 32,853 conquistas desbloqueadas em quase 9 anos de Xbox Live", diz, orgulhoso. "A minha média é de 100 mil pontos por ano. Devo chegar em 1 milhão de pontos em 2018, vai depender da quantidade de jogos fáceis que saírem para Xbox One", brinca.

Cada jogo de Xbox 360 tem cerca de mil pontos que podem ser ganhos pelo jogador (com pequenas variações: jogos menores do X360 tem apenas 250 pontos, e conteúdos extras para download oferecem uma quantidade variável). No Xbox One todos os games oferecem mil pontos para o Gamescore.

ArnaldoDK gamescore - Reprodução - Reprodução
Com mais de 800 mil pontos acumulados, ArnaldoDK é o jogador nº 1 no ranking brasileiro do Xbox
Imagem: Reprodução

Além de dedicação aos games, o investimento financeiro é pesado, mas Arnaldo se vale da camaradagem dos amigos e de promoções para aliviar a carteira: "Não tenho ideia de quanto gastei, mas peguei muitos dos jogos que joguei no X360 emprestados com amigos que possuem lojas, pegava o jogo, terminava e devolvia", explica. "No Xbox One eu sempre espero o jogo entrar em promoção e compro direto pela Live".

"Com a alta do dólar, fica cada vez mais difícil comprar jogo no Brasil", comenta Arnaldo. "Em 2016, os únicos jogos que farei questão de comprar no lançamento são 'Quantum Break', 'Final Fantasy XV', 'Doom' e 'Mafia 3', os outros eu vou esperar entrar em promoção".

Melhor jogador? Longe disso

Embora seja o primeiro do ranking brasileiro nos consoles Xbox, Arnaldo não se considera o melhor jogador dessas plataformas. "Posso ser o maior cosplay de 'Goat Simulator'", brinca o jogador, em referência à sua barbixa comprida. "Eu admiro muito as pessoas que conseguem completar os jogos, principalmente os mais difíceis", explica. "Mas eu não tenho paciência nem para completar um 'Lego' e, geralmente, quando não consigo desbloquear uma conquista, desisto e parto para outro jogo".

Arnaldo diz que só completa jogos que são extremamente fáceis ou que tenha gostado muito. "Mas se tiver alguma coisa que demore muito, como conquistas multiplayer, ou coletáveis infinitos, eu passo".

ArnaldoDK - Reprodução - Reprodução
"Sempre pesquiso jogos fáceis para fazer conquistas rápido, minha rotina é jogar pelo menos 3 jogos ruins e 1 jogo bom, se eu ficar jogando muito jogo ruim em sequencia acabo perdendo a vontade de jogar, então vou alternando entre jogos bons e ruins", explica o jogador.
Imagem: Reprodução

"Meu objetivo é continuar produzindo conteúdo para o meu canal no Youtube e no Twitch e, claro, manter a posição de maior gamerscore do Brasil", explica Arnaldo, que se queixa da concorrência desleal de outros jogadores: "Infelizmente, algumas pessoas do ranking brasileiro tem colocado outros para jogar na mesma conta, então fica difícil se manter no topo do ranking jogando sozinho".

Xbox vs. PlayStation

ArnaldoDK - Divulgação - Divulgação
"O Xbox premia qualquer jogador, não apenas os que completam os jogos, me sinto mais a vontade em poder jogar os jogos da forma como eu quiser, e não ficar na obrigação de sempre completar tudo para obter a platina".
Imagem: Divulgação

Questionado sobre o sistema de troféus dos consoles PlayStation, Arnaldo diz não gostar do modelo adotado pela Sony, em particular os famigerados troféus de platina, obtidos após desbloquear todos os outros.

Em geral, os troféus dos jogos de PlayStation são idênticos às conquistas de Xbox, com exceção da platina.

"É mais difícil calcular as posições e saber quem tem mais pontos na PSN que na Xbox Live, onde basta somar os pontos". Para Arnaldo, o jogador que quer subir no ranking no PlayStation acaba virando "escravo" dos troféus de platina.

"Os troféus são uma cópia das conquistas e eu prefiro o modelo do Xbox", conclui. "A única coisa que não gosto é de completar um jogo no Xbox e se por acaso sair algum conteúdo adicional para esse game, o status de 100% cai para 80% ou 90% e você é obrigado a comprar a DLC e completar ela para fazer 100% do jogo novamente".