Topo

NASA usa realidade virtual para recriar superfície de Marte

Usuários de dispositivos como o Oculus Rift poderão explorar o planeta à pé ou por veículo - Divulgação
Usuários de dispositivos como o Oculus Rift poderão explorar o planeta à pé ou por veículo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/01/2016 10h20

Enquanto a humanidade ainda precisará de décadas para fazer sua primeira visita a Marte, a NASA revelou que está trabalhando em uma forma de que todos possam explorar o planeta vermelho - desde que tenham um dispositivo de realidade virtual às mãos.

Desenvolvida com o motor gráfico Unreal Engine 4, "The Mars 2030 Experience" é uma colaboração entre a NASA e as equipes da Fusion Media, o Space Systems Laboratory do MIT e antigos desenvolvedores do estúdio Irrational Games ("Bioshock: Infinte").

Com base em dados e planos da organização espacial, usuários poderão caminhar pela superfície do planeta, além de conduzir um veículo pela área.

"Ao fim do primeiro dia de desenvolvimento tínhamos um território compartilhado, com jogadores podendo andar e dirigir em terrenos baseados em dados de altímetro de Marte do projeto HiRISE, da Universidade de Arizona", disse Justin Sonnenkalb, que serviu como designer técnico na Irrational.

"The Mars 2030 Experience" estará disponível neste ano no Oculus Rift, Gear VR e Google Cardboard, com eventuais versões para PlayStation VR e HTC Vive. Mais informações sobre o projeto serão dadas durante a feira South by Southwest, que acontece em março nos EUA.