Topo

Após controvérsias, criador de "Fable" e "Syndicate" pensou em se aposentar

Fracasso de "Godus" e reação hostil da imprensa e público quase levaram Peter Molyneux a deixar a indústria de games - Divulgação
Fracasso de "Godus" e reação hostil da imprensa e público quase levaram Peter Molyneux a deixar a indústria de games Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/02/2016 19h00

2015 foi um ano complicado para o desenvolvedor Peter Molyneux, conhecido por seus trabalhos em séries como "Syndicate", "Dungeon Keeper" e "Fable".

Após diversas críticas a seu último game, "Godus" - que pretendia ser um ressurgimento do gênero de jogos como "Populous" e "Black & White", mas ficou abaixo das expectativas - e uma entrevista infame com o site Rock Paper Shotgun, Molyneux passou os últimos meses recluso, sem falar com outros veículos de comunicação.

Agora, o desenvolvedor finalmente voltou a falar com a imprensa, dando uma entrevista ao site Eurogamer, indicando que chegou a pensar em deixar a indústria após as controvérsias.

"Era tentador se aposentar", disse. "Muitos de meus colegas do final dos anos 80 decidiram se aposentar e foram embora. Eu sempre disse que isto é minha vida e minha paixão, além de minha própria família".

Apesar de tudo, Molyneux acabou decidindo continuar no comando de seu estúdio 22cans, e retrabalhou o conceito de "Godus", lançando um novo game de estratégia em tempo real chamado "Godus Wars", que está em Acesso Antecipado no Steam.

Em retrospecto, o desenvolvedor diz que este período complicado de sua vida lhe fez bem, no fim das contas, por reavaliar sua relação com a imprensa, e parar de prometer demais com seus projetos - uma fonte de críticas comum de jogadores de seus games.

"Eu não estou retratando [Godus Wars] como o melhor jogo de todos os tempos. É charmoso. É adorável. Eu adorei jogá-lo. Eu adorei trabalhar nele. E é basicamente isso".

"Godus Wars" está à venda por R$ 28, mas pode ser baixado de graça por donos do "Godus" original.