Topo

"O Cavaleiro das Trevas" quase virou jogo de mundo aberto para PS3 e X360

Do UOL, em São Paulo

03/02/2016 14h00

Quando chegou aos cinemas em 2008, "Batman: O Cavaleiro das Trevas" virou uma das maiores sensações do ano, sendo aclamado por crítica e pública, e até rendendo um Oscar para o falecido Heath Ledger, por seu papel como o vilão Coringa.

Na época, uma surpresa para muita gente foi o fato de que não havia nenhum jogo baseado no filme - algo bem mais comum naqueles tempos. Rumores indicavam que um game estava em produção, especialmente após declarações do ator Gary Oldman, que interpretou o Comissário Gordon na trilogia de Christopher Nolan.

Ainda assim, o projeto manteve-se um mistério até agora, quando o canal de YouTube Did You Know Gaming? publicou um vídeo detalhando o longo e problemático processo de desenvolvimento do game, que foi cancelado mesmo antes de ser oficialmente anunciado, e levou ao fechamento do estúdio Pandemic, de "Destroy All Humans".

Inicialmente, o jogo seguiria uma estrutura de fases, semelhante ao game de "Batman Begins". O progresso inicial parecia promissor, com diversos investidores - incluindo Bono, vocalista da banda U2 - impressionados com a fase inicial do projeto.

Eventualmente, porém, a equipe decidiu situar o game em um mundo aberto, graças ao progresso do estúdio de Los Angeles da Pandemic com um motor gráfico para o jogo "The Saboteur". Infelizmente, ao transferir elementos elementos para o motor gráfico, o game sofria com uma série de problemas e glitches. O simples ato de mover Batman pelo cenário era suficiente para derrubar a taxa de quadros para 5 fps, e quando outro personagem surgia na tela, os kits de desenvolvimento apagavam.

O estúdio tentou ao máximo consertar os erros, mas eventualmente a EA, que servia tanto como publisher como também dona do Pandemic, decidiu cancelar o projeto, e fechar o estúdio australiano.

Após o baixo desempenho de "The Saboteur", o estúdio do Pandemic em Los Angeles também acabou sendo fechado, e diz-se que o prejuízo final do projeto foi de US$ 100 milhões.

Fãs do Homem-Morcego, porém, não tem muito do que reclamar, já que em 2009 a Rocksteady e a Warner Interactive lançaram "Batman: Arkham Asylum", que revitalizou a presença do herói no mundo dos games.