Topo

Nada a ver: simulador de parada gay erra na medida e vira jogo de Carnaval

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

04/02/2016 16h07

Um "simulador" de parada gay chegou nas lojas dos smartphones e tablets, com toda a alegria e diversidade que um evento desse tem nas cidades que abraçam a iniciativa. "Pridefest" já está disponível de graça para smartphones e tablets com Android e iOS.

Porém, por mais que boas intenções existam por trás do jogo, ele exagera na quantidade de atrações da parada. Balões, carros alegóricos e bateria dão a ideia de que essa festa está mais para um desfile de carnaval do que uma parada.

"Pridefest" é, em essência, um daqueles jogos no qual você deve criar uma cidade para 'arrasar'. Você espalha alegria por onde a parada passa, enchendo barrinhas coloridas em prédios que vão ficando mais glamorosos – essas barras mostram o "nível de felicidade" de cada um deles. Quanto mais feliz sua cidade é, mais amigos podem se mudar para ela e, com isso, é possível fazer mais paradas - para atrair ainda mais gente, claro.

As paradas trazem gente de tudo que é tipo: 'bofes' (homens) e 'amapôs' (mulheres) se juntam ao desfile trazendo balões, bandeiras e carros alegóricos. Esses carros alegóricos levam para as ruas da sua cidade coisas como danceterias, navios e até a torre Eiffel. É nesse ponto que o jogo viaja demais e deixa de lado qualquer aspiração a "simulação" de parada gay e começa mais parecer com uma simulação de escola de samba.

Pridefest - Divulgação - Divulgação
Você deve espalhar alegria na cidade para conseguir construir mais prédios que são do babado
Imagem: Divulgação

Enquanto a parada vai distribuindo alegria para a cidade e enviando mensagens de paz e tolerância, você, como prefeito da cidade, recebe dinheiro para investir nas atrações. O problema é que "Pridefest" esbarra na questionada mecânica de contadores de tempo que sempre atrapalham a diversão. Tudo demora demais para ficar pronto e o contador de energia leva uma eternidade para ser preenchido.

Por outro lado, o seu trabalho é trazer novos investimentos, prédios descolados e atrações que 'arrasem'. Quanto mais alegria é espalhada pela cidade, mais opções vão sendo liberadas como restaurantes, casas de espetáculo, estúdios de arquitetura e por aí vai.

Para ajudar na distribuição da alegria, você pode colocar vendedores de cachorro-quente, balões e flores, deixando a cidade mais alegre e divertida

Jogo com responsabilidade social

"Pridefest" é um jogo que foi feito pela Atari especialmente para a comunidade LGBT e traz diversas ferramentas sociais, como chat com outros jogadores e descobrir quem tem o game nos arredores.

Apresentado pela primeira vez na GaymerX (convenção de games para a comunidade LGBT), em julho de 2014, a ideia de "Pridefest" é ser o primeiro de muitos jogos pensados para essa parte da sociedade. Na ocasião, Fred Chesnais, executivo-chefe da Atari, disse que "'Pridefest' é o primeiro jogo focado na comunidade LGBT que representa uma causa apaixonante".

Mesmo com alguns problemas nas mecânicas de jogo, "Pridefest" tem seu valor por falar com um público carente de representatividade nos jogos. "Quanto mais consciência e visibilidade que vemos e ouvimos sobre o tema das questões LGBT através de qualquer plataforma, seja através de jogos, esportes, música ou TV, ajuda a promover a tolerância e aceitação", conta Chesnais.

"Pridefest" está disponível de graça para dispositivos Android no Google Play e na iTunes Store para os portáteis da Apple.