Topo

Messenger do Facebook tem jogo de xadrez grátis; veja com acessar

Interface do jogo é simples, mas comandos complicados fazem da função mais uma curiosidade do que uma opção prática - Reprodução
Interface do jogo é simples, mas comandos complicados fazem da função mais uma curiosidade do que uma opção prática Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/02/2016 16h15

Há diversas maneiras de passar o tempo usando o Facebook, mas é improvável que você tenha imaginado que jogar xadrez pelo sistema de mensagens instantânea da rede social fosse uma delas, certo? Pois usuários do fórum Reddit descobriram essa função escondida da rede social.

Acessá-la, contudo, não é uma tarefa exatamente simples. O mesmo vale para jogar, propriamente falando. O primeiro passo para isso é mandar uma mensagem para o contato de sua lista com o qual deseja jogar, escrevendo "@fbchess play".

Uma vez feito isso, é hora escolher qual cor de peças você irá representar. Para isso, digite "fbchess play black" ou "@fbchess play white".

Mover as peças exige uma boa dose de paciência. Cada quadrado do tabuleiro é representado por uma letra de "a" até "h" e números, de "1" a "8". Para mover um peão para o espaço A6, é preciso digitar "fbchess Pa6". As peças são representadas pelas iniciais de seus nomes em inglês, que devem ser digitadas em letras maiúsculas nos comandos. O peão (pawn) é P, a torre (rook) é R, o cavalo (knight) é N, o bispo (bishop) é B, o rei (king) é K e a rainha (queen) é Q.

É possível obter alguma ajuda para outros comandos digitando "@fbchess help". De qualquer maneira, o jogo vale mais pela curiosidade: certamente há outras opções na Internet ou, para quem prefere socializar, sempre é possível tirar a poeira daquele velho tabuleiro guardado no armário.