Topo

Obama pretende usar games para incentivar Ciência da Computação nos EUA

Plano do presidente norte-americano é voltado, principalmente, a minorias e garotas - Saul Loeb/AFP
Plano do presidente norte-americano é voltado, principalmente, a minorias e garotas Imagem: Saul Loeb/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/02/2016 15h12

O governo de Barack Obama nos Estados Unidos pretende lançar um programa de incentivo ao estudo de Ciências da Computação para crianças. Chamada de "Computer Science for All" ("Ciência da Computação para Todos"), a medida teria como público alvo especialmente minorias e meninas. 

A verba para a iniciativa seria de US$ 4 bilhões e, de acordo com membros da Casa Branca, o programa envolveria a criação de games. Em entrevista ao site Polygon, o representante da Casa Branca, Tom Kalil, afirmou que "jogos são uma porta de entrada para jovens". "Uma das razões pelas quais algumas crianças se interessam por Ciências da Computação é porque elas gostam de jogar, mas também querem fazer os jogos".

A medida encontrou apoio de empresas como a Microsoft, que aproveitou para anunciar uma campanha da divisão Xbox em 50 estados norte-americanos para incentivar o estudo da disciplina. A companhia também anunciou, recentemente, planos para uma versão educacional de "Minecraft".

De acordo com Obama, o incentivo ao estudo da área visa atender a uma demanda cada vez maior, na mais diversas áreas, por conhecimentos de computação. O programa, que faz parte do orçamento dos Estados Unidos para 2017, dependerá da aprovação do Congresso norte-americano para entrar em vigor. O maior obstáculo, porém, está no fato de que a casa é dominada por membros do Partido Republicano, adversários políticos de Obama.