Topo

Inspirada por coleções de besouros, série "Pokémon" completa 20 anos

Vai dizer que esse sorriso do Pikachu não faz qualquer pessoa fique feliz? - Arte/UOL
Vai dizer que esse sorriso do Pikachu não faz qualquer pessoa fique feliz? Imagem: Arte/UOL

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

10/02/2016 10h00

Há quase 20 anos estava para nascer uma série de jogos que depois iria virar brinquedos, card games, desenho animado, estampa para roupas e até comida! Você pode estar pensando que é brincadeira, mas "Pokémon" é tudo isso e ainda muito mais.

Criada pela Gamefreak, os primeiros jogos chegaram no mercado no dia 27 de fevereiro de 1996 para o saudoso Game Boy, aquele que parecia um tijolo cinza. De lá pra cá foram dezenas de jogos com os bichinhos mais divertidos e carismáticos dos games. E tudo isso começou com a ideia de Satoshi Tajiri em criar um jogo em que você deveria colecionar bichinhos e colocá-los para brigar - assim como ele fazia em sua coleção de besouros.

A equipe de UOL Jogos conta essa e outras histórias que envolvem o game, os jogos de carta e os desenhos animados (lembra do caso do garoto que teve um ataque epilético assistindo o anime?) que dominaram o mundo e se tornaram amados até por quem não gosta de videogame.

Você pode participar do Playground enviando sua opinião, comentário, crítica ou sugestão para uol-jogos@uol.com.br e envie sua mensagem de texto ou áudio para nosso WhatsApp pelo número (11) 99804-3762.

Ouça o programa logo acima ou baixe o podcast Playground para seu computador, tablet ou smartphone. Os links estão logo abaixo:

Faça o download do programa
• Assine gratuitamente no iTunes
• Receba o Playground no seu aplicativo de podcasts favorito
• Participe do nosso grupo no facebook

Desce pro Play!

O Playground é um podcast da equipe de UOL Jogos. Nele a redação discute de games retrô aos mais atuais, além disso falamos sobre os filmes, quadrinhos e tudo aquilo que envolver a mídia.

Você pode baixar o arquivo de áudio para ouvir em seu smartphone ou computador clicando aqui. Mas se quiser, pode assinar gratuitamente o podcast Playground de UOL Jogos. Se você tem um iPhone, basta procurar por Playground no app Podcasts ou clicar aqui. Quem usa aparelhos Android ou Windows Phone, pode receber os podcasts clicando aqui para receber nosso feed.

Dessa forma, você recebe o arquivo de graça toda vez que existir uma atualização e ouve quando quiser.