Topo

Com PewDiePie, série de pegadinhas do YouTube faz inveja a Silvio Santos

Série traz para o mundo real situações de terror que PewDiePie encara nos games - Reprodução
Série traz para o mundo real situações de terror que PewDiePie encara nos games Imagem: Reprodução

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

16/02/2016 10h02

Estrelada por Felix Jkellberg, a série "Scare PewDiePie" (chamada por aqui de "Hora do Terror com PewDiePie"), é a primeira produção exclusiva do YouTube Red, versão paga da popular plataforma de vídeos.

Além do youtuber mais famoso do mundo e seu senso de humor peculiar, "Scare PewDiePie" conta também com a colaboração da produtora Skybound Entertainment, de "The Walking Dead". A Skybound já mostrou que sabe criar cenários e personagens assustadores, e a parceria parece perfeita para o tipo de show que PewDiePie e a Maker Studios buscam oferecer.

PewDiePie - Divulgação - Divulgação
Com mais de 10 bilhões de visualizações no canal PewDiePie, o sueco Felix Kjellberg é o maior youtuber do mundo. Criado seis anos atrás, o canal acumula hoje mais de 42 milhões de inscritos.
Imagem: Divulgação
 Na série, PewDiePie faz no mundo real o que fez dele um sucesso no YouTube: grita, se assusta e faz piadas em situações de terror. Felix é carismático e age com naturalidade, mesmo quando corre por um manicômio ou conversa com uma cadeira de rodas, sempre com uma câmera pendurada no peito apontando para seu rosto.

O programa é como uma super-pegadinha da televisão, mas com uma produção que deixa qualquer pegadinha do Sílvio Santos morrendo de inveja. Felix não assusta ninguém - ele é a vítima das produções elaboradas por sua equipe, e essa é a graça de "Scare PewDiePie". Trechos de "reality show" conectam um episódio ao outro e introduzem personagens cômicos (como a tiete Nikki e o segurança Jeff).

Esses momentos servem como respiro para o expectador e trazem um humor mais refinado do que as sequencias de ação e "terror" do programa - para quem é um pouco mais velho do que a audiência regular de PewDiePie, podem muito bem ser a melhor parte da série e um motivo para continuar assistindo.

ASSISTA AO TEASER DE "SCARE PEWDIEPIE"

Start

Eu não estou louco

Uma amostra de "Scare PewDiePie" está disponível de graça no canal de Felix. "Episode 7" traz uma versão "real" do jogo "Outlast": Ao buscar o resultado de exames médicos, PewDiePie se vê preso em um hospício onde coisas muito bizarras estão acontecendo. O youtuber sueco precisa então escapar dali, juntando pistas e itens que possibilitarão (ou não) a sua fuga.

A coisa toda funciona como num videogame, mas PewDiePie não conhece as regras do jogo. Apesar da ambientação horripilante, quem assiste dificilmente vai se assustar com alguma coisa: Felix, por sua vez, é atirado no meio de um "trem fantasma" cheio de pacientes maníacos e médicos insanos. É divertido ver o youtuber tomar sustos aqui e ali, mas a situação toda é muito simples e fácil de resolver - não há a tensão da dúvida, a incerteza se ele vai conseguir escapar.

Em uma cena, PewDiePie precisa pegar uma câmera em uma caixa com algumas baratas. Mas são tão poucos insetos na caixa que o youtuber nem sequer se enoja. Os outros puzzles também são simples e fáceis de resolver, ainda mais para alguém que passou tantos anos jogando games de terror.

Ao que parece, vai ser preciso mais do que uns pacientes psiquiátricos e luzes piscando para deter o maior youtuber do mundo - e também segurar o interesse do público na primeira série paga da plataforma de vídeo do Google.

YouTube Red - Divulgação - Divulgação
Por US$ 10 (cerca de R$ 39,95) por mês, o usuário do YouTube Red ganha uma série de benefícios indisponíveis na versão gratuita da plataforma de video do Google, como desativar anúncios, baixar vídeos para assistir offline e ouvir músicas em segundo plano. Sem os anúncios para gerar renda, os produtores de conteúdo recebem parte das mensalidades pagas pelos usuários.
Imagem: Divulgação