Topo

PC vai receber versão de "Forza 6" totalmente gratuita

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Francisco*

01/03/2016 11h01

É fato que a série "Forza Motorsport" é uma das mais empolgantes e realistas que existem nos consoles, porém, nos computadores o mundo dos simuladores é bem mais concorrido e disputado. Mas isso não preocupa o estúdio Turn 10, que está desenvolvendo uma versão de "Forza 6" para o PC que, além de tudo, será gratuita e chega ainda no segundo trimestre desse ano exclusivamente na loja de aplicativos do Windows 10.

"Forza Motorsport 6 Apex" foi mostrado em primeira mão durante um evento da Microsoft nos EUA, na qual UOL Jogos estava presente, e se trata de um simulador que promete trazer todo o visual desconcertante da série e a física impecável sem cobrar um centavo por isso.

O jogo vai trazer 63 carros de marcas que vão de Ford a McLaren, passando por Ferraris, Auston Martin, BMW, Audi e Citroën. Essas máquinas de desejo vão correr em 20 pistas inspiradas em 6 cenários do mundo real, como Rio de Janeiro e Spa Francorchamps, que foram mostradas durante a apresentação.

Forza Motorsport 6 Apex - Divulgação - Divulgação
O jogo terá 63 carros e 20 pistas, além de suporte total ao aplicativo Xbox do PC
Imagem: Divulgação

Na demonstração foi mostrado o game rodando com gráficos em 4K e, segundo os produtores, para chegar a esse nível de detalhe não é necessário ter um 'computador da NASA'. "Esse é um jogo que vai mostrar o verdadeiro poder do DirectX 12 e será uma vitrine do que essa ferramenta pode fazer. É para isso que 'Forza 6 Apex' existe e é o que conseguimos fazer de maneira gratuita para todos os usuários do Windows 10", disse Dan Greenwalt, produtor executivo da série.

Aproveitando a integração com o Xbox Live, os jogadores vão poder interagir com seus amigos e ainda usar seus 'drivatares' para ter uma experiência mais próxima a "Forza 6" do Xbox. Além disso, o game vai utilizar todos os recursos do Xbox App, como gravador de partidas e suporte ao controle do Xbox One.

Entretanto, os jogadores do computador não vão poder jogar contra os seus amigos do Xbox, isso porque a Turn 10 diz que, mesmo tendo o nome de "Forza Motorsport 6", são games diferentes. "Não é possível jogar com as pessoas do Xbox, pois 'Forza 6 Apex' possui muito menos carros – seria uma desvantagem para os donos do PC", explica Greenwalt.

O sistema de jogo, porém, será um pouco diferente do que estamos acostumados com a série. Para habilitar novos carros será necessário cumprir certas tarefas como ultrapassar 5 carros de maneira perfeita (tirando uma fina e sem bater), fazer uma volta em um tempo determinado e coisas do tipo.

Forza 6 Porshe - Divulgação - Divulgação
Além de "Forza 6 Apex" a Turn 10 preparou um pacote de expansão para "Forza 6" do Xbox One apenas com carros da Porshe, uma das montadoras mais emblemáticas do automobilismo e que chegou hoje na Xbox Live.
Imagem: Divulgação

No PC, o game está lindo e os produtores mostraram alguns detalhes que só podem ser vistos nos computadores, como as diferenças entre os vários tipos de borracha e couro no interior do veículo e a simulação individual de cada gota d'água que escorre no capô dos carros.

Por outro lado, quem tem uma máquina menos poderosa também poderá aproveitar o game. "Estamos entrando no mundo dos jogos para computadores agora, é um grande desafio, mas queremos que o maior número de pessoas aproveite 'Forza 6 Apex'. Ainda não fechamos as configurações básicas, mas se sua placa de vídeo é compatível com DX12, é bem possível que seu PC vai rodá-lo", aponta Greenwalt.

"Forza Motorsport 6 Apex" será gratuito e exclusivo para computadores com Windows 10 na loja de aplicativos da Microsoft.

* O jornalista viajou a convite da Microsoft