Topo

Jogos exclusivos do Xbox One no PC é bom para todos, diz Microsoft

Aaron Greenberg diz que existem diversas vantagens para os games do Xbox One saírem no Windows 10 - Rodrigo Guerra/UOL
Aaron Greenberg diz que existem diversas vantagens para os games do Xbox One saírem no Windows 10 Imagem: Rodrigo Guerra/UOL

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Francisco*

01/03/2016 11h01

Desde que a Microsoft anunciou que "Quantum Break" sairia para os computadores, alguns donos de Xbox One têm se sentido um pouco traídos, afinal, esse era um dos games exclusivos que ajudou a vender o console.

Mas, para a Microsoft, lançar no Windows 10 faz parte de um plano maior que quer unificar ambas as plataformas para trazer mais benefícios para os jogadores, desenvolvedores e jogos.

"O que estamos fazendo agora é construindo uma experiência única da plataforma Windows, criando um ambiente no qual nós e os desenvolvedores podem jogos e aplicativos que podem rodar tanto no Xbox quanto no Windows 10", conta Aaron Greenberg, líder global de marketing de produtos da Microsoft em entrevista ao UOL Jogos durante a Xbox Spring Showcase, que aconteceu em São Fracisco no final de fevereiro.

"As pessoas podem não ter entendido ainda, mas o Xbox foi criado em cima do Windows e isso cria um benefício no qual os desenvolvedores podem criar grandes experiências para os jogos, como coleção de conquistas unificadas, saves compartilhados entre as plataformas e coisas do tipo", explica Greenberg.

Entre as vantagens de criar jogos para a plataforma Windows e Xbox está a possibilidade de usar saves compartilhados, com os quais é possível jogar onde estiver com qualquer plataforma. Para a Microsoft, esse tipo de opção aumenta o apelo dos games, tornando-os mais interessantes para mais pessoas.

"Pense que o time da Remedy está trabalhando em 'Quantum Break' por muitos anos e que mais pessoas poderão jogá-lo. Com isso, o jogo tem mais chances de ter sucesso, o que nos permite investir mais em jogos da Remedy no futuro. Isso é uma coisa boa tanto para o jogo quanto para o desenvolvedor e para o jogador", conta o executivo.

Segundo o executivo, o usuário do Xbox One vai receber a versão de PC como um benefício. "Uma das coisas que estamos fazendo para os jogadores é que quem fizer a compra antecipada no Xbox One vai receber a versão do Windows 10 de graça, além de ter todo o suporte da Xbox Live para o game na versão de Windows 10".

A investida da Microsoft não vai parar por aí. No futuro, mais vantagens vão surgir. "Imagine jogos multiplayer nos quais mais jogadores terão acesso através da Xbox Live. Ter uma população maior de jogadores cria uma experiência melhor para jogar. Além de permitir que as pessoas joguem nas plataformas que elas têm. Todos nós sabemos que quanto mais gente jogando melhor é para o jogo e para o desenvolvedor. Nós achamos que isso é uma coisa boa".

* O jornalista viajou à convite da Microsoft