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Repórter do UOL experimenta "Minecraft" em realidade virtual e passa mal

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Francisco*

01/03/2016 11h01

"Minecraft" é o jogo mais popular da atualidade e está entre os principais títulos que carregam a bandeira da realidade virtual, entretanto, antes de colocar o visor e desbravar o mundo de blocos é bom que você saiba de uma coisa: você pode ficar com enjoos e passar bastante mal.

Foi assim que eu me senti ao jogar pela primeira vez um game de realidade virtual com um pouco de tontura e suando frio. Ainda assim, o 'passeio' foi divertido e instigante - "Minecraft" é um dos jogos que vai estar entre os títulos de lançamento do Oculus Rift.

A realidade virtual é a nova aposta do mercado de videogames e o Rift é um dos aparelhos pioneiros que aplicam essa tecnologia criada pela Oculus VR. O visor foi financiado através de arrecadação de fundos no site Kickstarter, com US$ 2,4 milhões vindos do público entusiasta e mais tarde a empresa foi adquirida pelo Facebook por US$ 2 bilhões.

Porém, ainda que promissora, a tecnologia precisa superar alguns percalços, como o preço elevado do aparelho - o Rift vai custar US$ 600 e sequer tem previsão de lançamento no Brasil - e, principalmente, o fato de que a realidade virtual pode causar enjoo em algumas pessoas.

O teste começou quando sentei em uma cadeira giratória e vesti o Rift. Instantaneamente fui transportado para uma sala de estar gigantesca criada com o estilo do jogo. Parecia que eu estava realmente ali e que as coisas estavam ao alcance de minhas mãos.

Minecraft Cinetose - Robert Galbraith/Reuters - Robert Galbraith/Reuters
Cinetose, ou "motion Sickness", é um problema comum com jogos em primeira pessoa. Isso se deve quando seu cérebro identifica um movimento fora do comum do seu corpo - no caso seu corpo está parado e os seus olhos captam movimento.
Imagem: Robert Galbraith/Reuters

A tela da TV era feita com pedaços de madeira e o banquinho que eu estava sentado era feito de pedra. Nas paredes, tochas faziam a iluminação dando um clima de calabouço. Bastou apertar um botão no controle do Xbox One para minha contraparte virtual entrar na tela da TV e me colocar no mundo de "Minecraft".

"Evite mexer na alavanca direita para endireitar a visão. Se quiser olhar para a esquerda, vire a cadeira para a esquerda", disse o representante da Oculus VR enquanto eu reconhecia os controles. A demonstração exibida num evento da Microsoft nos EUA era um parque temático, mostrando coisas que todo jogador de "Minecraft" conhece, dos bloquinhos destrutíveis, às batalhas contra os monstros Creepers.

Tudo começou bem devagar justamente para não dar um susto muito grande para pessoas (como eu) que ainda não estavam acostumadas com a realidade virtual. Nos primeiros minutos estava tudo muito bem e lúdico, quase como entrar em um sonho e viver a vida de um personagem de videogame em carne e osso.

Meu guia dizia os passos que deveriam ser feitos, como quebrar paredes subir uma escada, ativar explosões, colocar tochas – coisa que eu já sabia pela minha familiaridade com o jogo, mas ainda assim era uma experiência totalmente nova e empolgante.

Minecraft VR - Divulgação - Divulgação
Com a realidade virtual, "Minecraft" fica mais divertido, entretanto a experiência pode não ser tão empolgante para quem tem problemas com jogos em primeira pessoa
Imagem: Divulgação

Depois de passar por uma caverna assustadora e escura, as coisas começaram a ficar um pouco estranhas. Entrei em um carrinho de mineração que foi subindo em uma montanha bem íngreme que deu um friozinho na barriga. Depois ativei uma explosão disparou flechas em minha direção. Foi um susto inacreditável, pensei que as flechas estavam vindo em minha direção e até levantei um pouco os braços para proteger meu rosto – sim, a perspectiva foi bem real.

Mas foi na última parte do passeio que eu comecei a me sentir um pouco mal. O carrinho de mineração me levou para um passeio de montanha russa e nesse momento a tela começou a vibrar freneticamente, o que deu um breve enjoo, mas suportável. No fim, o passeio terminou em um 'salto de fé', no qual eu precisava pular de um lugar muito alto e cair em um pequeno lago. Não pensei duas vezes: pulei. Os quatro ou cinco segundos de queda deram uma sensação incrivelmente emocionante e acabaram a demonstração.

Mas no momento em que tirei o Rift, estava suando frio e com uma sensação de fraqueza e falta de noção de espaço. O representante da Oculus VR disse que se sentir assim é até normal nas primeiras vezes que entramos na realidade virtual. "Talvez você tenha mexido muito na alavanca. Mas o importante é que você conseguiu chegar até o final da demonstração, coisa que muita gente aqui não conseguiu", disse.

Sim. Entrar na realidade virtual com "Minecraft" foi uma aventura muito divertida e emocionante. Mas talvez você queira fazer isso acompanhado e com um sal de fruta ao lado.

* O repórter viajou à convite da Microsoft