Topo

Loira do banheiro e lendas urbanas inspiram jogo brasileiro de terror

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

07/03/2016 19h28

Em 2013 o jogo brasileiro de terror "Pesadelo - O Início" surgiu como uma grata surpresa: o game agradou não só o público nacional como também chamou atenção de ninguém menos que "PewDiePie", 'só' o Youtuber mais famoso do mundo, com mais de 42 milhões de fãs inscritos no canal.

Com todo esse histórico, a sequência "Pesadelo - Regressão" chegou cercada de altas expectativas por parte da produtora SkyJaz.

Continuação direta do primeiro episódio, em "Pesadelo - Regressão", você assume o controle de Alex, um cara que não consegue se lembrar de seu passado, mas sabe que tem algo estranho escondido em suas lembranças.

Para criar os sustos, o produtor Jasiel Macedo conta que a equipe se inspirou em boatos do cotidiano: "Lendas como a loira do banheiro foram tiradas da nossa vivência mesmo. A escola onde se passa o primeiro jogo é a escola em que estudei".

Jasiel Junior - Pesadelo Regressão - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A série "Pesadelo" nasceu como trabalho de conclusão de curso de Jasiel Junior, em 2012, e chamou atenção até de PewDiePie
Imagem: Arquivo pessoal

"O que inspirou as histórias por trás do jogo foram lendas contadas por nossos pais, avós e tios que sempre se reuniam para contar algum acontecimento macabro de sua terra natal".

A equipe da SkyJaz, porém, reconhece que não é fácil causar medo em quem joga, não basta colocar no game um monte de ideias já conhecidas.

"Terror é uma questão de tendência, muda muito ao passar dos anos. Criar uma boa ambientação é a chave para o terror", explica Jasiel. "É difícil balancear, mesmo fazendo testes com diversos jogadores, pois o que assusta um pode não assustar o outro. Por isso partimos mais para o lado da tensão: mesmo que os sustos mais clichês não funcionem, você jogará tenso o tempo inteiro".

Com "Pesadelo - Regressão" já disponível para PC, por R$ 20, a equipe de desenvolvimento pensa agora em fugir um pouco do terror e explorar novos gêneros.

"Temos planos para novos projetos de estratégia multiplayer e outros mais ambiciosos. Com 'Pesadelo' percebemos que podemos ir mais longe em questão de gráficos, jogabilidade, história e afins. Queremos que o jogador brasileiro se orgulhe de jogar e ver jogos brasileiros no mesmo nível que vemos lá fora do país", conta Jasiel.

Quer dizer então que já vimos o fim da série "Pesadelo"? Ainda não: "temos planos de continuação da série, mas isso em um futuro muito distante".