Topo

Para lançar animes no Brasil, site sofre até com míssil da Coreia do Norte

Episódios de "One Piece" chegam ao Brasil no mesmo dia que passam na TV japonesa - Reprodução/Toei Animation
Episódios de "One Piece" chegam ao Brasil no mesmo dia que passam na TV japonesa Imagem: Reprodução/Toei Animation

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

10/03/2016 16h51

Se na época de "Cavaleiros do Zodíaco" e "Dragon Ball" novos episódios de animes demoravam anos para chegar ao Brasil, hoje em dia alguns desenhos aparecem legendados em português já no mesmo dia que passam na TV no Japão.

Os chamados 'simulcasts' (do inglês "transmissão simultânea") nasceram nas mãos do Crunchyroll, serviço de streaming especializado em animes.

Com uma equipe de cerca de 20 profissionais no Brasil, a empresa legenda para o português desde séries pouco conhecidas até grandes sucessos, como "One Piece" e "Digimon". E como o episódio precisa ir ao ar no mesmo dia que passa no Japão, às vezes os tradutores precisam passar noites em claro para acabar o trabalho em tempo.

E isso sem falar de quando eles precisam lidar com imprevistos como um lançamento de míssil na Coreia do Norte.

Correria

"O processo de produção de um anime costuma ser bem corrido, semana a semana, meio como são as novelas aqui no Brasil", explica Yuri Petnys, gerente das operações do Crunchyroll no Brasil. "Sabemos que o que o ator grava na segunda-feira às vezes vai ao ar na mesma semana. Com anime é a mesma coisa".

Yuri revela que, dependendo do estúdio, episódios de uma série podem chegar com até sete dias de antecedência em relação ao dia que ele passará lá no Japão. Mas o prazo médio é bem mais apertado.

"Há séries que vêm bem em cima da hora. A média de antecedência é três dias. Às vezes acontece um problema, o estúdio atrasa, e precisamos acordar cedo e dormir tarde para traduzir tudo", diz. "Já chegamos a criar legendas em cima de storyboards dublados, porque a animação ainda não estava pronta".

Yuri lembra de um ocorrido recente com "One Piece": quando estava sendo transmitido no Japão, um episódio da série foi interrompido por conta de um lançamento de míssil na Coreia do Norte.

"Com 'One Piece', recebemos o material para tradução em cima da hora por cuidado com spoilers", explica Yuri. "Quando o episódio foi interrompido, ficamos aqui no Brasil apreensivos, sem saber se precisaríamos legendar o que já tinha passado, se eles voltariam para terminar o resto. Ligamos para Tóquio, para o estúdio, para nossa matriz nos EUA, e só uma meia hora depois eles nos contaram que decidiram adiar o episódio para a semana seguinte".

Naruto Shippuden - Divulgação/Pierrot - Divulgação/Pierrot
"Naruto Shippuden" é outra série de sucesso que o Crunchyroll traduz ao português
Imagem: Divulgação/Pierrot

Cuidado com spoilers

Polêmicos como nos filmes ou nos games, os spoilers também são motivos de preocupação para a indústria do anime. E o Crunchyroll, que recebe os episódios antes deles serem exibidos, também toma cuidado para evitar vazamentos.

"Todos os membros da nossa equipe assinam um contrato, e sabem que qualquer vazamento pode acarretar em sérios problemas", afirma Yuri.

Como acordos de transmissão são firmados diretamente entre o Crunchyroll e os estúdios, um spoiler vazado pode causar até mesmo um rompimento de laços entre as empresas.

"Quando recebemos material antecipado, ele tem uma marca d'água que pode identificar de onde veio o vazamento - então tomamos muito cuidado com isso", explica.

Pelo mercado brasileiro

Atualmente, o Crunchyroll trabalha com 41 'simulcasts', que ganham novos episódios no Brasil semanalmente.

Mas além de cuidar da tradução de séries novas, a empresa também se preocupa em buscar os direitos de transmissão de animes clássicos. "Os brasileiros têm muito carinho por tudo aquilo que já passou na TV por aqui", garante Yuri.

"Conversamos com nossos usuários para saber em quais séries clássicas eles mais têm interesse. Mas os processos de licenciamento são demorados. Então qualquer projeto que tentarmos iniciar hoje, só teremos algum resultado daqui a alguns meses".