Topo

Misto de Tamagotchi e Instagram, "Miitomo" é 1º jogo da Nintendo no celular

Divulgação
Imagem: Divulgação

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

17/03/2016 16h38

Depois de meses de mistério, enfim saiu o primeiro jogo da Nintendo feito especialmente para smartphones.

Misto de bichinho virtual com redes sociais, "Miitomo" saiu nesta quinta-feira (17) gratuitamente para aparelhos com sistemas Android e iOS no Japão.

Estrelado pelos Miis, avatares humanos caricatos que estrearam há uma década, no Wii, o jogo permite tirar fotos dos personagens, fazendo montagens com cenários e roupas diferentes, e depois compartilhar em diversas redes sociais.

O título também faz perguntas frequentes ao jogador - qual seu prato preferido? Que seriado você tem visto ultimamente? -, e compartilha as respostas com seus amigos, tentando criar oportunidades para um bate-papo.

Muitas das interações em "Miitomo" dão moedinhas virtuais que podem ser usadas para comprar mais roupas para os avatares e, claro, tirar mais fotos e assim por diante.

Pensando em "Miitomo" como jogo, faltam objetivos e motivações, mas enquanto rede social planejada para smartphones o aplicativo é divertido e tem potencial para evoluir bastante. Até existem missões para cumprir, mas elas exigem conectar com um perfil MyNintendo, serviço que ainda não está disponível no Brasil.

Ao estilo 'tradutor do Google', os bonequinhos interpretam todas as falas de forma engraçada e a variedade de itens, animações e poses para as montagens nas fotos garante boa dose de diversão para quem tiver pique de explorar o app.

 

Até o final de março, a expectativa é que "Miitomo" seja lançado em outros mercados como Estados Unidos e Europa no final de março. Por ora, não há planos do game chegar oficialmente ao Brasil.

Ainda assim, é possível jogar o game numa boa em solo tupiniquim caso você tenha uma conta japonesa na App Store ou habilite a opção para instalar aplicativos de fontes desconhecidas, dentro da opção Segurança no menu de configurações do Android. Português não está disponível como opção de idioma, mas há diversas alternativas, como inglês, francês e espanhol - além, claro, do japonês.

Criado em parceria com a DeNA, empresa japonesa especializada em jogos mobile, ele visa, segundo o presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, ajudar pessoas tímidas a se comunicarem com outras.

"Miitomo" é o primeiro de cinco jogos que a Nintendo pretende lançar para smartphones até março de 2017. Enquanto "Miitomo" será gratuito, a previsão é de que todos os outros serão pagos - ainda que preços não tenham sido comentados.