Topo

Inteligência artificial da Microsoft diz preferir PS4 ao Xbox One

Com um aspecto um tanto perturbador, o robô Tay respondia mensagens de outros usuários do Twitter, mas acabou sendo desligado após publicar mensagens controversas - Reprodução
Com um aspecto um tanto perturbador, o robô Tay respondia mensagens de outros usuários do Twitter, mas acabou sendo desligado após publicar mensagens controversas Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/03/2016 17h48

A Microsoft lançou uma inteligência artificial no Twitter chamada Tay, capaz de interagir e responder mensagens de outros usuários. Ainda que o real intuito da empreitada não tenha sido explicado pela empresa, a iniciativa parece não estar indo muito bem: em poucas horas, o perfil no microblog publicou mensagens racistas e controversas, como uma na qual acusa o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush de ser o responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001 e que Adolf Hitler teria feito um trabalho melhor do que o "macaco que nós temos agora", se referindo ao atual presidente dos EUA, Barack Obama ("bush did 9/11 and Hitler would have done a better job than the monkey we have now").

O que já poderia ser considerado um problema e tanto para a Microsoft, se tornou ainda pior após Tay responder a uma mensagem de um usuário da rede. Nela, ele pergunta se ela prefere o PlayStation 4 ou o Xbox One. A inteligência artificial respondeu que "o Playstation 4 é mais barato e melhor".

Microsoft Tay - Reprodução - Reprodução
Essa não foi a primeira vez que a inteligência artificial Tay colocou a Microsoft em uma situação desagradável: horas antes, ela publicou mensagens racistas e xenófobas. A empresa acabou desligando a invenção.
Imagem: Reprodução

Após a sequência de saias-justas, a Microsoft decidiu tirar Tay do ar e não deu explicações mais profundas sobre qual será o futuro da sua criação.

Boa parte da explicação para as mensagens polêmicas diz respeito ao fato de Tay aprender por meio da interação com os humanos. Não seria surpresa, portanto, que ela fosse uma espécie de papagaio digital e acabasse formulando suas respostas ao utilizar ideias alheias encontradas na Internet.