Topo

Com direito a "fatality", turnê aproxima Iron Maiden dos games; veja vídeo

Do UOL, em São Paulo

28/03/2016 11h31

Em seu último show da turnê mundial do álbum "The Book of Souls" no Brasil, o Iron Maiden trouxe a sua tradicional produção caprichada para São Paulo, com bonecos gigantes e muita pirotecnia. A passagem que mais chamou a atenção durante o evento realizado no último sábado (26), no entanto, foi o "fatality" aplicado pelo vocalista da banda, Bruce Dickinson, em uma versão com quase três metros de altura de Eddie, mascote do grupo de heavy metal.

Em um determinado momento do espetáculo, o boneco entrou no palco, trajado como um guerreiro da civilização maia. Supostamente ameaçando os músicos, ele só foi parado quando Dickinson o atacou e removeu seu coração. Ainda que seja inspirado por um ritual de sacrifício humano dos maias, a forma com a qual isso ocorre - com um corte horizontal no peito da vítima e um coração jorrando sangue - lembra o "fatality" do personagem Kotal Kahn em "Mortal Kombat X", lutador que faz forte referência à civilização que ocupou parte da América Central. A encenação é repetida em todos os espetáculos da turnê da banda, uma vez que todo o material da apresentação é carregado em um avião próprio, o que garante a fidelidade entre os shows.

Sendo assim, as cenas do vídeo acima, gravado em fevereiro durante a passagem da banda pelos Estados Unidos, se repetiram em todos os cinco shows do Iron Maiden no Brasil. 

Coincidência ou não, o Iron Maiden parece cada vez mais próximo do mundo dos games. Essa fase "gamer" da banca começou em agosto de 2015, com o lançamento do clipe de "Speed of Light", música integrante de "The Book of Souls" que ganhou um vídeo com referências a diversos jogos, como "Donkey Kong", "RoboCop Versus The Terminator", "Mortal Kombat" e games de tiro com visão em primeira pessoa. 

A primeira parte do clipe, inclusive, pode ser jogada aqui.

O próximo passo dos roqueiros nesse mundo digital será dado na metade deste ano com o lançamento de "Iron Maiden: Legacy of the Beast". Anunciado no último mês de janeiro, trata-se de um game para celulares (Android e iOS) que utiliza elementos de RPG para retratar as histórias contadas no decorrer dos álbuns da banda. Vale lembrar que as músicas do sexteto têm forte inspiração em fatos históricos e lendas.

Resta esperar que o resultado de "Iron Maiden: Legacy of the Beast" seja melhor do que o de "Ed Hunter", game de tiro em primeira pessoa lançado em 1999 com uma homônima coletânea de músicas da banda e que colocava o famoso mascote em um game de tiro para PC.