Topo

Dublador de Solid Snake sentiu-se humilhado por não estar em "MGS V"

David Hayter foi dublador de Snake de "Metal Gear Solid" até "Peace Walker" - Reprodução
David Hayter foi dublador de Snake de "Metal Gear Solid" até "Peace Walker" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/03/2016 12h06

Para muitos fãs de "Metal Gear Solid", a voz do ator David Hayter como os protagonistas Solid Snake e Big Boss é uma das principais marcas da série. Por isso, muita gente acabou ficando decepcionada após ele ser substituído por Kiefer Sutherland em "MGS V: Ground Zeroes" e "The Phantom Pain".

Hayter já havia mostrado descontentamento em não fazer parte dos últimos jogos da série, e falou mais abertamente sobre o assunto em uma edição especial do podcast da revista Game Informer.

"As pessoas me perguntam: 'você vai jogar o jogo?' e eu respondo é, mal posso esperar em passar por 60 horas de humilhação", disse. "Não consigo jogar os últimos games, porque é muito doloroso".

De acordo com Hayter, a descoberta de que ele não faria a voz de Big Boss no novo jogo da série veio indiretamente, após tomar alguns drinques com um produtor da série. A confirmação de sua substituição veio pela diretora de dublagem, Kris Zimmerman.

"Foi bem difícil", explicou Zimmerman. "Foi triste, não era a mesma coisa, e para mim foi um processo diferente".

"[A sensação] é horrível e humilhante, mas eu trabalho em Hollywood, e sou um roteirista, então eu sou demitido de todos os trabalhos que eu recebo", declarou Hayter, que disse não ter rancor contra Sutherland. "É a natureza do negócio".

O dublador indicou que já havia passado por situações semelhantes no passado com a série, precisando fazer testes para "Metal Gear Solid 3" e "MGS 4". Segundo ele, o criador da franquia, Hideo Kojima, chegou a procurar o ator Kurt Russell - cujo visual em "Fuga de Nova York" inspirou os personagens de Snake e Big Boss - para dublar o jogo.

"Não conheço o Kojima, mas nunca achei que ele fosse um grande fã meu", disse. "Acho que ele não gostou do fato de eu ter chamado atenção pelo papel quando ele deveria ser a estrela de tudo. Mas isso é conjectura, claro".

Hayter também disse que não tem interesse em trabalhar com Kojima em novos projetos, mas que voltaria a assumir o papel de Snake e Big Boss caso a Konami tenha interesse em um novo jogo da série.