Topo

No Xbox One, "Dark Souls III" sofre com taxa de quadros inconstante

Sobreviver em "Dark Souls III" deverá ser uma tarefa um pouco mais complicada para quem jogar no Xbox One; game chegará ao Ocidente em 12 de abril - Divulgação
Sobreviver em "Dark Souls III" deverá ser uma tarefa um pouco mais complicada para quem jogar no Xbox One; game chegará ao Ocidente em 12 de abril Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/03/2016 12h54

Jogos multiplataforma levantam uma discussão comum à luz do seu lançamento: a diferença de desempenho entre consoles concorrentes. Nesse contexto, não é novidade que, com a chegada de "Dark Souls III", exista a comparação sobre o quão bem PlayStation 4 e Xbox One são capazes de rodar o game. E o videogame da Microsoft parece ter algumas dificuldades para manter um bom desempenho. 

Além de ter uma resolução nativa inferior à do PlayStation 4 - 900p contra 1080p -, uma análise feita pela consultoria Digital Foundry mostrou que a versão para Xbox One sofre com uma taxa de quadros inconstante. Mesmo considerando o aspecto um tanto subjetivo em termos de gráficos, o segundo quesito é algo que pode atrapalhar a experiência com o game no console da Microsoft.

Uma taxa de quadros constante permite que o jogo mantenha uma jogabilidade fluída, algo fundamental em um game no qual o menor erro pode significar a morte do personagem controlado pelo jogador. A análise mostra oscilações nesta taxa: enquanto no videogame da Sony ela fica em 30fps constantes, no console da Microsoft ela cai com frequência em decorrência dos elementos presentes na tela, chegando a se aproximar dos 20fps em batalhas contra chefões. O jogo utiliza a mesma engine de "Bloodborne", game exclusivo para PlayStation 4.

O jogo chegará ao Ocidente de maneira oficial apenas no dia 12 de abril, porém com a chegada antecipada no Japão e a existência de uma chamada "versão internacional", já é possível adquirir o game e jogá-lo em nosso alfabeto - ainda que em inglês. Apesar da própria Bandai ter aconselhado os jogadores a não utilizarem essa versão por ela não ter as comuns atualizações de lançamento que normalmente corrigem problemas menores, ela foi a utilizada para realizar a comparação.

Em sua versão ocidental, "Dark Souls III" terá versões para PC, PlayStation 4 e Xbox One.