Topo

Manual do aventureiro mirim: veja 5 dicas para se dar bem em "Uncharted 4"

Claudio Prandoni

Do UOL, em Los Angeles*

04/04/2016 11h00

Uma das mudanças mais notáveis em "Uncharted 4" é como o jogo deixa de lado a linearidade típica da série e apresenta ambientes abertos imensos para explorar, oferecendo mais cantinhos para encontrar tesouros e opções diversas nos combates.

Com essas novidades em vista, vale repensar algumas estratégias e a própria maneira de jogar "Uncharted". Depois de testar uma boa demonstração de um episódio avançado do "Uncharted 4", separamos as seguintes dicas para te ajudar a se dar bem quando for sua vez de jogar.

Exclusivo para PlayStation 4, o jogo terá legendas e dublagem em português e sai dia 10 de maio, com preço sugerido de R$ 200.

Seja xereta!

Todos os jogos da série escondem tesouros, mas o desafio em "A Thief's End" é ainda maior pela vastidão dos cenários. Às vezes, aquele cachoeira que parece apenas um 'enfeite' bacana na fase esconde uma caverna secreta com um enigma e um item secreto. Grandes planícies com diversos caminhos que parecem levar a um único ponto têm desvios e cantinhos escondidos com outras jóias para pilhar. Olhos abertos, paciência e espírito aventureiro para não perder nada pelo caminho!

Marque os inimigos

Agora, ao ver inimigos pelo caminho, é possível mirar e, ao toque de um botão, marcá-los com uma seta sobre a cabeça para não perdê-los de visto - mais ou menos como já acontece em jogos da série "Far Cry" e "Metal Gear". Ao planejar um ataque, tente primeiro achar um lugar distante e seguro para marcar o máximo de inimigos possível e não ser pego de surpresa.

Estude o terreno

O arsenal de Nathan Drake conta com uma bela adição em "Uncharted 4": um gancho com corda. Claro, não se trata de algo tão versátil e elaborado com o gancho do Batman, mas já é o bastante para oferecer novas opções durante a exploração e combates. Por exemplo, há trechos dos cenários é que é possível usar o treco para passar por cima de inimigos ou dar uma volta e pegá-los de surpresa. Antes de partir para cima, estude o ambiente e veja as maneiras de usar bem o novo item.

Conheça seu arsenal

Até então, convenhamos, escolher a arma para usar nos tiroteios de "Uncharted" era muito mais uma questão de gosto pessoal do que efetividade para cada tipo de situação. Com os ambientes maiores e mais variados de "A Thief's End" isso muda: uma metralhadora é muito melhor para enfrentar grupos próximos e numerosos, enquanto um rifle de precisão é a escolha óbvia para atacar adversários distantes do alto de uma torre e granadas funcionam melhor em ambientes pequenos. Avalie seu arsenal e procure sempre conciliar o melhor equipamento ao seu estilo de jogo e à situação enfrentada.

"Amigo, estou aqui"

Em certos trechos da aventura Drake conta com a ajuda do irmão Sam e o bom e velho Sully. Mais do que só acompanhar a bagunça e fazer piadinhas, eles podem ajudar nas batalhas, seja atirando nos inimigos ou mesmo livrando Drake de enrascadas, quando algum inimigo o agarra ou bate nele. Claro que eles não vão fazer todo o trabalho sujo por você, mas vale levar em conta a ajuda dos 'parças' no calor do combate.

* O jornalista viajou a convite da Sony