Topo

Anime de "Final Fantasy XV" ganha versão dublada em português não oficial

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

05/04/2016 16h17

No segundo semestre de 2015 o grupo de dubladores profissionais do canal E Se Fosse Dublado chamou atenção ao criar versões em português de trailers de "Final Fantasy XV".

De lá pra cá, o RPG da Square Enix ganhou legendas em nosso idioma - algo inédito no lançamento de um episódio principal da franquia -, mas nada de vozes.

Por outro lado, "FFXV" também ganhou o anime "Brotherhood", disponível para ver gratuitamente em serviços de streaming como Crunchyroll e YouTube, e ele é justamente o novo 'alvo' dos dubladores do canal.

Segundo William Viana, um dos idealizadores do grupo e dublador do herói Noctis, dublar o anime foi mais difícil do que fazer as vozes dos vídeos do game:

"O movimento dos lábios no jogo é sincronizado com base no áudio, no Japão costumam gravar as vozes antes para os games. Já no anime é visível que a animação foi feita antes e dublada depois", explica ele.

"Dá para ver muita fala entrando na segunda ou terceira batida de boca ou pausas onde não existe".

Outra dificuldade foi lidar com as diferentes versões oficiais do anime, em japonês e inglês. "Algumas falas mudaram radicalmente, a tradução em inglês não dava nem metade do tempo de boca mexendo".

É tradição no trabalho de dublagem brasileiro fazer as vozes coincidirem com a maneira que a boca dos personagens mexe nas animações, o que nem sempre ocorre em outras dublagens pelo mundo.

Além de matar a curiosidade dos fãs de "Final Fantasy XV", mostrando como seria o anime, em português, William e os colegas esperam mostrar para a produtora Square Enix que o Brasil é um mercado de expressão para a série.

"Imagino que eles já estejam vendo isso, levando em conta que o game terá legendas em português", diz William.

Acima você confere com exclusividade o trailer do anime dublado em português. O grupo pretende lançar o primeiro episódio com vozes em nosso idioma na próxima sexta-feira, dia 8, às 22h.