Topo

Videogames inovam com funções para quem quer jogar, mas não pode usar a TV

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

13/04/2016 19h11

Nada como jogar videogame em uma tela grande dedicada só ao jogo. Porém, nem sempre isso é possível.

Às vezes o namorado quer ver o reality show de culinária. Ou a esposa quer assistir ao telejornal. Talvez até as crianças estejam ocupando a TV vendo pela enésima vez Galinha Pintadinha.

De qualquer maneira, a atual geração de videogames é muito conveniente neste quesito: os três principais videogames do momento oferecem opções para transmitir as partidas para outros aparelhos, como computadores. Caso extremo: na maioria das situações você sequer precisa ter uma TV em casa para poder jogar!

O mais versátil é o PlayStation 4: logo no lançamento, em 2013, o videogame da Sony já permitia fazer streaming para o portátil PS Vita, utilizando o próprio videogame portátil como controle na função Remote Play.

Porém, o recente update 3.50 habilitou também a função para computadores com sistemas operacionais Windows e Mac. Basta baixar um aplicativo gratuito e conectar um controle DualShock 4 ao aparelho (desculpe, nada de usar o joystick sem fio) para usar sua rede sem fio em casa para jogar PS4 no computador. Clique aqui para aprender a usar a função.

O aplicativo Xbox também vai funcionar nos tablets e smartphones com Windows 10 -  -
Streaming do Xbox One funciona com PCs, tablets e até smartphones

A função é idêntica ao que o Xbox One. O videogame da Microsoft pode fazer streaming para PCs e tablets com Windows 10 e é necessário conectar um controle de Xbox One (ou até X360!) para jogar. A exemplo do Remote Play do PS4, o streaming depende de uma conexão de internet sem fio de boa velocidade em casa. Clique aqui para aprender a utilizar o recurso.

Tanto no caso do PlayStation quanto no Xbox o único gargalo fica por conta da velocidade de internet disponível para fazer a conexão entre o videogame e o aparelho para streamar. Testes em uma internet com velocidade de download de 60 Mega e upload de 3 Mega gerou resultados satisfatórios com algumas leves quedas de qualidade - especialmente, claro, em jogos que utilizam funções online com frequência.

Vale lembrar, o Wii U também traz tal função, já que a telinha do Gamepad pode substituir a televisão. Em alguns casos a tela já é um 'espelho' do que é visto na TV, enquanto outros jogos exigem apertar um botão no próprio joystick ou em algum menu.

Em relação ao PS4 e Xbox One, o Wii U oferece como vantagem o fato de não ser necessária uma conexão de internet - o próprio console já faz o streaming direto para a telinha remota.