Topo

Em crise financeira, Nintendo venderá ações de time de beisebol nos EUA

Nintendo era dona de 55% do Seattle Mariners desde 1992 - Divulgação
Nintendo era dona de 55% do Seattle Mariners desde 1992 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/04/2016 10h49

Após seu quinto ano seguido de queda nos lucros, a Nintendo of America revelou que tem planos de vender a maior parte de suas ações do time de beisebol Seattle Mariners para outros grupos que também financiam a equipe.

Caso o acordo seja aceito pela associação americana MLB (Major League Baseball), a Nintendo passará a ter apenas 10% dos direitos da equipe.

Além da venda, o atual CEO do time, Howard Lincoln - que serviu como advogado e Vice Presidente da Nintendo durante os anos 80 e 90 -, deixará o cargo, mas ainda estará na diretoria como representante dos interesses da companhia de games.

"Desde o primeiro dia de nosso investimento, há quase 24 anos atrás, a Nintendo tinha dois grandes objetivos com os Mariners", declarou Howard. "Primeiro, queríamos garantir a permanência do time nesta grande cidade. E neste ponto, estou orgulhoso e gratificado que aquele acordo tenha solidificado este ponto. Por outro lado, estou desapontado da mesma forma por não ter sediado um jogo da World Series [finais do campeonato de beisebol americano] para nossos fãs".

A Nintendo adquiriu 55% do Seattle Mariners em 1992, como gesto de boa fé para o Estado de Washington, onde está sediada a Nintendo of America. O acordo, que teve aval do CEO Hiroshi Yamauchi, impediu a equipe de se mudar para a cidade de Tampa Bay, na Flórida.